sexta-feira, 25 de outubro de 2013

GRANDES MESTRES, ÚLTIMOS DIAS NA IVAN


A Santa Ceia de Leonardo da Vinci na visão do Franciney

Os amantes das artes plásticas têm até o próximo domingo 27, para apreciar e admirar as telas do artista plástico Franciney que fazem parte da exposição “Grandes Mestres e a Amazônia”, na Galeria Afonso Ligório - Casa da Cultura Ivan Marrocos em Porto Velho.
Como num sonho Franciney transporta as obras dos grandes mestres para o interior da Amazônia onde em acrílico, coloca frente a frente à Abaparu da Tarsila do Amaral com o nosso sapo Cururu, Van Gogh em Porto Velho e o surrealismo de Salvador Dali por entre as Caixas D’água além da Santa Ceia de Leonardo da Vinci em sua visão. “Não são cópias das telas dos artistas famosos, são tela desses artistas na visão do nosso Franciney”, explica a curadora da exposição Ângela Schlling.
A tela segundo Franciney, é uma viagem de Van Gogh a Porto Velho

Franciney começou sua trajetória nos anos 80, quando foi convidado a pintar a catedral de Santa Clara, sem Santarém (PA). Chegou a Porto Velho em 1998 onde ficou deslumbrado com a obra do mestre portovelhense Afonso Ligório. Em seu currículo Franciney conta com cinco exposições individuais, mas de vinte exposições coletivas no estado de Rondônia, além de duas exposições no exterior: uma na Filadélfia – EUA e outra em Acqui Terme – Itália. Teve seu trabalho selecionado para o catálogo da X Bienal Internacional de Gravura Prêmio Acqui. Sua gravura faz parte do Museu Del Grabado – Castello Del Paleologi de Acqui Terma – Ovada – Itália.

A Casa da Cultura Ivan Marrocos fica aberta para visitação de segunda feira a domingo das 8h00 às 20h00. 

Nenhum comentário: