terça-feira, 29 de outubro de 2013

O IMAGINÁRIO NA ALDEIA SESC GUAJAJARA



A 8ª edição da Aldeia Sesc Guajajara de Artes, que começou no dia 25 com apresentações de teatro, música, cinema, dança e literatura, exposições e oficinas em São Luís e região, tem uma programação extensa que traz como foco a diversidade de grupos, artistas e performances que experimentam a mistura de linguagens artísticas. O Grupo O Imaginário, de Porto Velho, que está no Maranhão desde o início de outubro com a Caravana Mitos e Lendas a Caminho do Sertão, foi convidado para participar da mostra com o espetáculo Varadouro. A peça é fruto de um trabalho de pesquisa sobre as memórias de toda a pluralidade de pessoas que ajudaram a construir o estado de Rondônia. Junto com as memórias, há o trabalho da dramaturgia sonora que se utiliza de objetos para reproduzir as sonoridades do cotidiano amazônico adicionando camadas sensoriais à narrativa do espetáculo.
Após a participação na Mostra, O Imaginário inicia a segunda etapa da Caravana, em João Pessoa (PB), com uma programação composta por apresentações, oficina de capacitação teatral e visitas a escolas e universidades.
O projeto Caravana Mitos e Lendas a Caminho do Sertão, com o espetáculo Varadouro, foi selecionado pelo Programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2013/2014 e tem o patrocínio da Petrobras, através da Lei Rouanet. Uma realização do O Imaginário, Ministério da Cultura, Governo Federal e conta com o apoio, no Maranhão, da Cia Mira Mundo Produções Artísticas, do Núcleo de arte educação do teatro Arthur Azevedo e do Grupo Grita, e na Paraíba, do Grupo Quem Tem Boca é Para Gritar.

Nenhum comentário: