segunda-feira, 21 de outubro de 2013

PISTOLINO MINISTRA OFICINA NO FESTCINE



Nesta 11º edição do Festcineamazônia-Festival Latino Americano de Cinema Ambiental, a oficina de cinema será ministrada pelo conhecido cineasta Portovelhense  Jair Rangel, conhecido como Pistolino. A oficina acontecerá entre os dias 2, 3 e 4 de novembro, e será aberta ao público, na oportunidade o cineasta mostrará toda a metodologia usada em suas produções.
Pistolino já produziu diversos curtas entre eles ”Na maior pindaíba”, de 2004 – premiado no Festcineamazõnia, “O Mala”, de 2006, e o “Curioso matuto”, de 2009. O primeiro filme de Jair é o ‘Viajante em presepada’, que foi gravado entre 1998 e 2003. Jair Rangel iniciou sua carreira de cineasta em 1998. Pistolino é um autodidata, fã de Chaplin e Mazzaropi. Durante as gravações de seus filmes, ele é o diretor, ator, roteirista, cinegrafista e inventor.
Durante a programação do cinema no bairro será exibido um filme produzido por ele, com a participação da comunidade de diversos bairros da capital.
“Quando criança gostava de brincar de cinema no quintal da casa onde morava, fazia câmera de papelão e inventava histórias, chamava todos os meus amigos para participar das gravações”, lembra. Mas Jair nunca pensou que um dia poderia fazer filmes ou mesmo ministrar oficinas de cinema. "Essa é uma oportunidade única, poder passar um pouco da minha experiência para as pessoas, estou feliz pelo convite", disse ele.
O cenário desta nova produção do cineasta será um dos bairros da capital, Pistolino está selecionando os atores que devem atuar no curta. O Festcineamazônia acontece de 5 a 9 de novembro em Porto Velho- Rondônia, com entrada grátis.
O Festcineamazônia  - Festival Latino Americano de Cinema Ambiental  tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal através da Lei Rouanet, Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual, apoio cultural Fecomércio-RO/Sesc, Prefeitura de Porto Velho através da SEMA, SEMED, Teatro Banzeiros, Centro de Formação. O Festcineamazônia é membro do Green Film Network.

Nenhum comentário: