segunda-feira, 14 de outubro de 2013

LENHA NA FOGUEIRA - 15.10.13

A grande expectativa entre os funcionários que batem ponto no prédio do relógio, é quanto à visita do secretário de educação Emerson Castro à Secel.

********
Desde sexta feira passada, que as loiras. morenas e ruivas se emperiquitam toda, esperando o “home” e nada! Tem CDS com discurso na ponta da língua cujo tema principal é “Por favor não me exonere”.

********
Segundo o jornal “O Corredor”, todos os CDS serão exonerados no dia 31 deste mês, alguns voltarão no dia de Todos os Santos, que por sinal caiará numa sexta feira.

********
Com certeza tem gente se pegando com “Todos os Santos”, para que o secretário autorize a Superintendente que segundo nossas fontes, será a atual secretária Eluane Martins, a recontratá-l(o)(a), mesmo que seja como FG (Função Gratificada), que de acordo com a Reforma será bem menor que os atuais CDS.

********
Tem “neguim” que nem dorme, pensando se vai fazer parte da lista dos exonerados ou dos recontratados. Vale salientar que na Secel 90 por cento dos empregados são CDS, por isso o secretário de educação, tem que pensar muito quantos serão exonerados. Se radicalizar, com certeza, teremos que acender vela no dia 2 de novembro para a Superintendência de Esportes, Cultura e Lazer – Secel.

*********
Se já praticamente não funciona (por falta de respeito do governo para com a cultura), com o pessoal que tem, imaginem se demitirem mais da metade dos CDS,  conforme exige a Reforma Administrativa.

********
Quando falo apenas da Cultura, é porque quanto ao Esporte, até que a Secel está bem, basta olhar para os Cedels que já foram e estão sendo recuperados pela gestão da Eluane. Basta lembrar que os eventos programados pela Gerencia de Esportes estão acontecendo, como é o caso dos Jogos Intermunicipais de Rondônia – JIR que vão acontecer dentro em breve, com vasta programação.

********
Já na Gerencia de Cultura “niente” como dizia aquele palhaço de circo. A Gerência de Cultura não sei se por falta de Projetos ou por falta de vontade política, nada acontece e nem tem nada programado para acontecer. Basta lembrar que os únicos eventos de responsabilidade da Gerencia de Cultura da Secel são: O Arraial Flor do Maracujá e o Salão de Artes de Rondônia e nenhum dos dois aconteceu e provavelmente não vão acontecer em 2014.

********
Aí vem o ‘baba ovo”’ e diz: “O Flor do Maracujá aconteceu”. Aconteceu, mas, o governo estadual não colocou diretamente no evento, uma cibalena. Até as emendas colocadas pelos deputados a favor dos grupos folclóricos não saiu.

********
Quer dizer, quem “sifu...” mais uma vez, foram os dirigentes dos grupos folclóricos que compraram fiado confiando no repasse e terminaram por tirar dinheiro do bolso para sanar suas dívidas. Quer dizer, literalmente pagaram para dançar no Flor do Maracujá.

********
O SART não tem nem a promessa de que voltará a ser realizado na atual gestão.  A salvação é o Emerson Castro. Essa conversa de que o Emerson Castro será a salvação da Secel, rola por tudo quanto é  canto da cidade. “O Emerson é do ramo e por isso colocamos fé que ele coloque a Secel pra funcionar” é a aposta de todos de todos os segmentos culturais. Eu acredito nisso também!

********
Acontece que a Secel só vai funcionar de verdade, quando acabarem com a farra das emendas parlamentares, enquanto perdurar essa política de emenda, não tem São Benedito que dê jeito, seja como Secretaria ou como Superintendência.

*********
A palavra está com o secretário Emerson Castro!

Nenhum comentário: