segunda-feira, 7 de outubro de 2013

LENHA NA FOGUEIRA - 08.10.13

Entre os dias 7 a 9 de outubro, o Sesc Rondônia, a partir das 20h, no Teatro 1 da Unidade Esplanada, irá ministrar seis leituras do Sesc Dramaturgia Leitura em Cena. Serão oferecidas 30 vagas, tendo como público-alvo: atores, bailarinos, encenadores e estudantes.

*********
As leituras são resultados da oficina que aconteceu no mês de agosto, ministrada pela dramaturga, Mayra Jeannyse, que ocorreu em Porto Velho, Vilhena e Guajará Mirim, onde foram abordados os instrumentos nas técnicas e ferramentas para análise textual com o intuito de realizar leituras dramáticas, por meio do corpo, voz e espaço.

*********
As leituras acontecerão em duas etapas, na Capital e no município de Guajará-Mirim onde serão abordados os textos dos espetáculos, “Pé de Guerra, Dragão de Macaparana, Magdala, Memória da Carne, Já passam das oito e Por que Pular Degraus se Podemos Voar”, sob a direção de profissionais Elcias Villar, Simone Norberto, Caio Setúbal, Lana Készia, Marcelo Borfim e Melissa Reis.

Quem também começa uma super produção, é a Associação Curta Amazônia da Golda com o Levy através do Circulando Cultura.

*********
A Associação Curta Amazônia foi a vencedora do Edital Cultural – Item “Trilhos da Cultura”, promovido pela prefeitura de Porto Velho através da Funcultural no mês de setembro e a partir do próximo dia 10 entra em cena com todo o vapor.

**********
O “Circulando Cultura nos distritos de Porto Velho” é composto com diversas atividades, criando um Espaço Cultural nos distritos onde artistas possam circular bens culturais, com diversas atrações nas áreas de música regional, peça teatral, dança, exposição fotográfica, exposição artística, show de stand-up, além da participação de talentos locais nas comunidades envolvidas.

********
A proposta da Funcultural através da Presidente Jória Lima e do Prefeito Municipal Mauro Nazif destinada a Cultura se dá de forma integrada, incentivando a produção, contribuindo para a inclusão e acesso, difusão e circulação de bens culturais, criando um ambiente harmonioso com trocas de informações entre capital e distritos.

********
Os distritos contemplados nessa primeira etapa serão: São Carlos do Jamari (10/10), Nazaré (11/10), Calama e Demarcação (12/10).

*******
Por falar em São Carlos terra onde nasci, o chamado “FESTEJO”  de Nossa Senhora Aparecida padroeira da localidade está a pleno vapor. O grande dia mesmo é p dia 12 sábado quando acontece a Procissão de Nossa Senhora Aparecida. Na realidade são duas procissões:

********
Uma por terra. que sai da igreja de N.S. Aparecida seguindo pelo calçadão e voltando pela margem do Rio e a outra que sai da ilha em frente ao rio Jamari em barcos e canoas todas enfeitadas. A duas procissões se encontram no barranco em frente a igreja e seguem com os dois andores até a igreja. É uma das festas religiosas mais bonitas do Baixo Madeira (Só perde para a de Santo Antônio de Borba).

********
Você chega em São Carlos de Barco que sai do Cai N’água ou de ônibus que sai do Mercado do Cai N”água e do Mercado do KM-1 ou de carro pela estrada conhecida como Ramal 28 ou Estrada de Penal. Vai lá jogar bingo, participar do leilão e degustar as iguarias do baixo Madeira.

********
Acontece hoje a tarde a partir das 15h00 na Funcultural, reunião com todos os dirigentes de escolas de samba e a diretoria da Fesec.

*********
Na pauta o local da realização dos desfiles das escolas de samba em 2014 e o Chamamento Público para a produção do carnaval de 2014.

Nenhum comentário: