terça-feira, 31 de maio de 2016

Lenha na Fogueira - 1°.06.16

Começou o mês das festas juninas, que em Porto Velho ha alguns anos se transformaram em julinas e ate augustinas. Na realidade já foram até setembrinas aqui em Porto Velho. Este ano as festas juninas começaram no final de maio, para ser mais preciso, no dia 27 com a abertura do Arraial Flor de Cacto que vai acontecer até o próximo dia 5 deste mês, no Campo 1° de maio no bairro Caladinho. Na noite de hoje uma das atrações do Flor de Cacto é a quadrilha.Matutos do Socialista.
********
Por falar em festa folclórica. Os integrantes da Comissão Organizadora do Duelo na Froteira que acontece em Guajará Mirim ligou para denunciar, que apesar da Comissão que é formada por mebros dos dois bumbás, ou seja Malhadinho e Flor do Campo, terem acordado que a data do Festival Duelo na Froteira deste ano seja os dias 7, 8 e 9 de OUTUBRO. Escrevi 7, 8 e 9 de OUTUBRO.
********
O presidente do Flor do Campo não quer concordar, insitindo que a festa seja realizada no final do mês de agosto. Segundo a presidente do Bumbá Malhadinho Edileuza e também da reprsentante do Flor do Campo Solange – Sol, no final do mês de agosto não tem como o festival ser realizado em virtude de problemas burocráticos.
*******
Problemas burocráticos que ainda estão sendo resolvidos pela gerencia de cultura da Sejucel o que não dará tempo para que sejam cumpridos os prazos, para tramitação do processo que segundo dizem, dura em média 90 dias. Sendo assim, se o processo começasse a correr neste dia 1° de junho, os rcursos só serão lçiberados, caso a documentaçãom esteja toda certinha (o que é dificil de acontecer), exatamente no dia 30 de agosto.
********
Sendo assim, temos que concordar com os integrantes da Comissão Coordenadora do Duelo na Fronteira, já que no mês de setembro vai acontecer e já está mais do que certo, o Festival de Fanfarras. Esse festival envolve integrantes dos dois Bois, seja na organização ou na própria fanfarra. E tem também a Semana da Pátria que em Guajará Mirim é uma das mais bem organizadas e bonitas do estado de Rondônia inclusive, com a participação no desfile, de alunos dos colégios de Guayaramerim – Bolívia.
********
Como sabemos que os grupos de bois precisam de um tempo para confeccionar as indumentárias e alegorias, nada mais coerente que o Festival seja realizado como querem os integrantes da Comissão Coordenadora ou seja, nos dias 9, 10 e 11 de OUTUBRO. Falta só o Dr. do Flor do Campo concordar. O festival só existe se os dois bois se apresentarem.
*******
Enquanto isso em Porto Velho, a direção da Federação de Quadrilhas e Bois Bumbás e Grupos Folcloricos de Rondônia – Federon, está se virando na tentativa de superar a burocracia e começar o Flor do Maracujá no dia 22 deste mês de junho.
********
Minha humilde experiencia diz que vai ser muito dificil abrir o Arraial nesta data, pois, os grupos ainda não sabem quando será feito o repasse oriundo da prefeitura/Funcultural e hoje é dia 1° de junho, o que quer dizer, que faltam apenas 21 dias para a aquisição de material e confecção das indumentárias.
********
Nem mesmo o famoso convênio/crediário que todos os anos a Federon firma com as lojas especializas foi aberto, em virtude da incerteza da data que será feito o repasse. Assim, fica quase inviável cobrar dos grupos que se apresentem a partir do dia 22.
*******

Sugeri ao Fernando Rocha presidente da Federon que adie a abertura do Flor do Maracujá para o dia 6 de julho. O que daria mais 15 dias para os grupos se preprarem. Tomara que a diretoria da Federon aceite nossa sugestão. É uma questão de coerencia!

Nenhum comentário: