quarta-feira, 25 de maio de 2016

LENHA NA FOGUEIRA - 26.05.16




O circuito junino de Porto Velho começa neste sábado com a abertura do 18° Arraial Flor de Cacto. O Flor de Cacto acontece no no bairro Caladinho no campo de futebol e é considerado o segundo maior evento folclórico de Porto Velho. Só perde para o Flor do Maracujá.
*******
A parceria com a Federon garante apresentações de grupos de quadrilhas Junina e Bois Bumbás. O prsidente da Associação do B airro Caladinho engenheiro Clodoaldo garante que todas as providencias foram tomadas para garantir ao público do Arraial sehirança e ótimos espetáculo. Acontece que o Flor de Cacto não conta apenas com as apreesentações folclóricas, todas as noites bandas de forró se apresentam até as três horas da madrugada.
********
O XXVII Flor de Cacto começa sábado e só termina no dia 5 de junho. Parque de diversão e barracas que comercializam comidas típicas regionais como Pato no Tucupi, Galinha Picante, Churrasquinho, Mungunzá entre outros fazem parte da festa.
********
A prefeitura através da Funcultural este ano vai apoiar 27 arraias enhtre eles o Flor de Cacto. Acompanhe a matéria dustribuida pela Funcultural:


********
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Fundação Cultural, divulgará em breve a programação junina que vai brindar a capital com muita cultura, tradição e o melhor das festividades juninas. Vinte e cinco entidades foram selecionadas por até 30 projetos de valorização da cultura popular tradicional do município de grande porte ou comunitário.
*******

De acordo com a presidente da Funcultural, Gelca Maria de Oliveira, são considerados de grande porte aqueles com mais de 10 anos de festividade ininterrupta; que dispõem de 5 (cinco) ou mais dias de execução por edição, por no mínimo dois anos seguidos; que têm em seus registros público superior a 1000 pessoas por dia e que contam com local adequado para receber a estrutura, dentro dos parâmetros definidos pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Rondônia.
********
Os demais são considerados comunitários. Vale ressaltar que as associações que representam os projetos deveriam estar registradas com CNPJ há pelo menos 2 anos. Vinte e sete se inscreveram, o que demonstra seriedade das entidades e compromisso com a cultura local”, disse ela.
*******

Gelca lembrou que o edital de seleção das entidades ficou aberto até o dia 16 de maio e que foi prorrogado até o dia 19 com o objetivo de alcançar o maior número possível de participantes. “E valeu o esforço. Apenas duas não atenderam os requisitos previstos no edital e ficamos imensamente felizes em ver que as entidades estão se adequando e procurando estar organizadas para que os projetos aconteçam com o apoio do poder público, que quer ajudar, mas que precisa dessa organização”, destacou.
******
A presidente ressaltou ainda que os arraiais serão atendidos com estrutura temporária, banheiros químicos, sonorização de médio porte e palco com cobertura e iluminação, no período de 27 de maio a 5 de agosto.
*********
Quer saber se o arraial da tua comunidade foi selecionado, acesso o site da prefeitura de Porto Velho que a lista está lá. Só tem um problema esqueceram de colocar a data de cada arraial.
********

Por falar em folclore, este ano um dos maiores e melhores grupos folcóricos da Amazônia o Boi Bumbá Corre Campo, segunda sua direção, não vai se apresentar em nenhum arrial. Nem mesmo no Flor do Maracujá. É muma pena a decisão da família Castro Alves em retirar o Corre Campo da programação junina deste ano. Isso que dizer que o Amo Silvio Santos está com o passe a disposição de quem quiser contrata-lo. É garantia de nota máxima!

Nenhum comentário: