domingo, 29 de maio de 2016

Lenha na Fogueira - 29.05.16


Porto Velho entrou no período das festas juninas com a abertura do tradicional Arraial Flor de Cacto, na última sexta feira. Segundo o coordenador da festa da Zona Sul Clodoaldo Negaça a estimativa, é de mais de cinco mil pessoas noite. O Flor de Cacto apesar de acontecer no bairro Caladinho considerado muito distante, tanto do centro da cidade como das zonas Leste e Norte, recebe principalmente aos finais de semana (quinta, sexta, sábado e domingo) grande número de pessoas dessas localidades. Isso acontece porque os grupos que se apresentam a maioria da Zona Leste são acompanhados pelos seus simpatizantes.
*******
Ontem quem se apresentou foi a quadrilha campeã do Flor do Maracujá 2015 A Roça é Nossa e as arquibancadas e camarotes ficaram super lotadas por pessoas que se deslocaram do bairro Esperança da Comunidade, para apreciar o grupo folclórico dirigido pelo Fernando Rocha. Com certeza o público vai se repetir na noite de hoje já que um dos grupos que vai se apresentar é a Rocinha mirim.
*******
O município de Candeias do Jamari também vai levar muita gente na noite deste domingo ao campo 1° de maio, uma vez que a grande atração da noite, será a apresentação da quadrilha do ex prefeito Dinho (ele é o velho da quadrilha) Flor do Palheiral.
*******
Sexta feira passada 27 estivemos no Teatro Palácio das Artes Rondônia apreciando o espetáculo “Excelência do Balé Russo”, uma maravilha de show de dança clássica. A sala ficou parcialmente lotada e a cada apresentação os aplausos e gritos de bravo ecoavam pelo teatro. Programação como a que nos foi proporcionada pela empresa Criativa do nosso amigo Nilson devem sempre acontecer, pois nos colocada perante o que ha de melhor em se falando de espetáculo mundial. Porto Velho de acordo com o produtor nacional do Balé Russo passa a fazer parte do calendário de apresentações da companhia. No próximo ano quem vem diretamente de Moscou será o Balé Quebra Nozes um dos clássicos mais apreciados no mundo.
********
O interessante foi que graças, a apresentação do Balé Russo no ano passado em Porto Velho com o Lago dos Cisnes, o governo de Rondônia via Funpar conseguiu o alvará de funcionamento do teatro que fazia meses, estava “preso” na prefeitura sem nenhuma explicação. O Balé Russo a época se apresentou numa casa de show e o povo caiu de crítica em cima da Funpar por não poder receber tão especial espetáculo. A jornalista Emília Araujo foi uma das que mais lutou para que a prefeitura liberasse o alvará fato que só ocorreu na semana que o Balé se apresentou na Talismã 21 e não dava mais tempo para se apresentar no Palácio das Artes.
********
Emilia ficou tão conhecida pela produção do Balé Russo por causa disso, que este ano foi contratada como assessora de comunicação da apresentações que aconteceu sexta e sábado em Porto Velho. Tem mais um detalhe sobre a apresentação do Balé Russo em Porto Velho no ano passado (2015). O responsável pela produção local, não pagou o valor devido a produção nacional do espetáculo. Segundo o produtor, o responsável pela empresa que não cumpriu o compromisso o procurou este ano com uma proposta “indecorosa”. “Ano passado só nos apresentamos em respeito ao público, pois os dançarinos de inicio se propuseram a não dançar caso o cidadão não cumprisse o contrato. Mesmo assim disse a eles que o público não tinha culpa. Vamos dançar”, disse Augusto Stevanovich.
********
A título de esclarecimento, este ano a empresa que está responsável pela apresentação do Balé Russo segundo Augusto cumpriu o que foi acordado. É a Criativa do Nilson.
********
Fui pro Cacto!

Nenhum comentário: