domingo, 29 de maio de 2016

Arraial Flor de Cacto abre Circuito Junino 2016


As festas juninas em Porto Velho começaram na última sexta feira dia 27, com a abertura da 19ª edição do Arraial Flor de Cacto no Campo 1° de Maio do bairro Caladinho. Considerado o segundo maior Arraial Folclórico de Porto Velho (só perde para o Flor do Maracujá), o Flor de Cacto chega ao seu décimo nono ano, promovendo cultura popular com apresentações de quadrilhas e bois bumbás na zona Sul da capital de Rondônia.
A abertura do Flor de Cacto 2016 contou com a presença de representantes da prefeitura/Funcultural apoiadores do Circuito Junino, representante da Federon, coordenador do evento Clodoaldo Negaça e a apresentação do grupo de dança Waitku-Mayakan finalizando com o show da banda de forro contratada para animar os presentes até as 2 horas da madrugada.

História

O Flor de Cacto foi criado pelo então vereador Rubão Matias no ano de 1997. Rubão morador do bairro, ao ser eleito vereador criou oficialmente o Arraial com o objetivo de reunir a comunidade da Zona Sul num evento que agregasse as danças folclóricas de quadrilha e boi bumbá. Tendo seu irmão Roberto Matias como diretor da quadrilha Rosa Divina que foi encarregado de criar o símbolo do Arraial um Cacto que por muitos anos, era montado no meio do espaço onde o evento acontece. O Flor de Cacto cresceu de tal maneira, que passou a ser e continua sendo, o segundo maior evento folclórico da capital rondoniense. Apesar de nunca ter abrigado a disputada entre os grupos folclóricos considerados de ponta, o Flor de Cacto serve como parâmetro para os grupos aprimorarem as coreografias que serão apresentadas no Arraial Flor do Maracujá. “O Flor de Cacto é nosso termômetro”, disse o Amo do boi Diamante Negro Aluízio Guedes que este ano, vai ser a atração do encerramento do Arraial.
Por algum tempo as eliminatórias entre os grupos de quadrilhas que pretendem se apresentar entre os grande do Maracujá foi realizada no Flor de Cacto. Outra característica do Arraial da Zona Sul são as apresentações de bandas de forró logo após a apresentação do último grupo folclórico. “Essas apresentações das bandas de forró prende o público no arraial o que beneficia os barraqueiros”, disse o presidente Clodoaldo Negaça.

Programação deste domingo

A partir das 21 horas de hoje 29 (domingo), o público vai apreciar as apresentações dos grupos quadrilha mirim Rocinha e quadrilha adulta Unidos do Palheiral que vem do município de Candeias do Jamari. “As apresentações folclóricas começam todas as noite as 21 horas. Serão sempre dois grupos por noite”, disse o representante da Federon Joãozinho.
O Flor de Cacto vai acontecer até o dia 5 de junho oferecendo além de apresentações folclóricas e forró, venda de comidas típicas como pato no tucupi, galinha picante, tacaca, bolo de macaxeira, derivados do milho, churrasquinho e picanha.
O Flor do Cacto tem acesso pelas ruas Geraldo Siqueira e Tancredo Neves no bairro Caladinho. O Arraial começa a funcionar as 19h00

Nenhum comentário: