quarta-feira, 11 de maio de 2016

LENHA NA FOGUEIRA - 12.05.16



O folclore rondoniense está em luto. Na manhã de ontem, o fundador do Boi Bumbá Az de Ouro Raimundo Nonato Guesdes faleceu.

*******
Nonato como era conhecido, foi verdadeiro baluarte da arte de brincar boi em Porto Velho. Seu personagem preferido era o Cazumbá. Personagem que o tornou conhecido no segmento Boi Bumbá.

********

Brincou em vários grupos entre eles Malhadinho e Corre Campo de onde saiu para criar seu próprio grupo o Az de Ouro em 1991. Nonato foi Cazumbá no tempo que os personagens Pai Francisco e Cazumbá tiravam versos de improviso durante as apresentações dos bois, além de fazer palhaçada correndo atrás das crianças na hora do ritual “Tira Língua” do Boi. Os Mascarados pegavam um menino ou menina e encenavam que estavam amolando a faca em sua bunda. Era uma algazarra entre a gurizada que corria com”medo” e ao mesmo tmpo, querendo ser presa pelos mascarados.

*******

Cansado de ser apenas coadjuvante, Nonato resolveu criar seu Boi Bumbá. Perturbou o Hiran Brito Mendes que ere seu chefa na Prefeitura Municipal de Porto Velho, para que o mesmo o ajudasse na compra do material para a confecção do boi e das fantasias dos seus brincantes.

*******

Hiran Brito que também era diretor da Escola de Samba Pobres do Caiari, falou comigo (Silvio Santos) que era o presidente da escola e solicitou que doasemos ao Nonato sobra dos tecidos utilizados na confecção das fantasias da escola no carnaval daquele ano.

*******
Além de doarmos o tecido, emprestamos alguns instrumentos de percussão para o Boi que foi batizado com o nome de Az de Ouro se apresentar no Arraial Flor do Maracujá daquele ano.

*******
Daí vem a origem da cor azul adotada pelo Az de Ouro. Não tem nada a ver com o bumba Caprichoso de Parintins e sim com a escola de samba Pobres do Caiari.

*******
Otimo compositor de toada e tirador de versos, Nonato deixou de ser cazumbá e passou a Amo do Az de Ouro. Na realidade, o Az de Ouro foi o primeiro bumbá a colocar no Flor do Maracujá uma Barreira de Amo Nonato, Silvio Santos e Suritiba entre outros.

*******
Foi o Az de Ouro que implantou nas apresentações de Boi Bumbá em Porto Velho instrumentos de harmonia, no caso Banjo e Cavaquinho tocados pelos múscos Audízio e Valcir.

*******
As toadas compostas pelo Nonato tinham a levada das toadas do Bumba-Meu-Boi do Maranhão, eram toadas com letras poéticas, como é o caso da famosa “Pena Branca” que foi gravada pelo cantor brasiliense Maciel.

********

Foi também o Az de Ouro sob a presidencia do Nonato, que colocou no Flor do Maracujá costeiros (capacete) em forma de asa delta, criação do artesão Flávio Lacerda. A primeira Banda de Toada de Boi “Canto da Floresta” foi formada por integrantes do Az de Ouro.

*******
Em 1995 Nonato recebeu das mãos do secretário de cultura Amizael Silva o troféu de campeão de Boi Bumbá do Arraial Flor do Maracujá, fato que só voltou a se repetir em 2012 quando Nonato já não era o presidente do Bumbá.

*******
Partiu o último representante da Brincadeira de Boi Bumbá tradicional, que teve entre outros Galego, Augusto Queixada, Sipitiba, Suritiba, Ventania, Carlos Mariano e tantos outros. Amos cantores que sabiam tirar verso de improviso.

*******
Partiu o compositor das toadas poéticas, aquelas que exaltam a figura feminina de um modo geral. Partiru meu amigo e parceiro Raimundo Nonato Guedes – O Prego.


********

Nonato faleceu as 11 horas de ontem dia 11 de maio de 2016, aos 74 anos de idade. Seu corpo está sendo velado na residencia da família a rua Sucupira e o enterro acontecerá as 15 horas desta quinta feira.

********


Descansa em Paz Nonato!

Nenhum comentário: