sexta-feira, 6 de maio de 2016

Asfaltão realiza a 14ª edição do Projeto Samba Autoral

Neste sábado (07), lá no tradicional Bar do Calixto, acontecerá a 14ª edição do Projeto Samba Autoral. A Família Asfaltão, realizadora do Projeto dedica esta edição a todas as mães da Comunidade, do Samba, da Cultura Popular, enfim, a todas as mamães de Porto Velho.
A logo do Projeto traz uma caricatura do imortal Noel Rosa, que no ultimo dia 4 de maio, fez 79 anos de partida. As obras de Noel permanecem vivas, dando luz e inspirações a muitos talentos Brasil a fora. Assim como outros ícones que também já partiram e tantos outros que aqui permanecem, que no Projeto Samba Autoral impulsionam valores de nossa “aldeia” destacando grandes talentos. Vemos que em nossa casa chamada Porto Velho, despontam valorosas composições em nível de igualde e que não devem nada às que se destacam no cenário nacional.
Ali, no reduto do samba, pulsa forte a essência deste ritmo que originou tantos outros ritmos no Brasil. Como disse Noel Rosa em Feitio de Oração:
“... Batuque é um privilégio/Ninguém aprende samba no colégio/Sambar é chorar de alegria/É sorrir de nostalgia/Dentro da melodia...”

Para este privilegiado grupo, que é de fato uma resistência seguindo firme, levantando e defendendo a Bandeira do Samba, não falta garra, vontade e inspiração. Sentem apenas a ausência de incentivos e apoio de instâncias governamentais que poderiam abraçar iniciativas como estas. Embora isso não aconteça, seguem com a missão de compor, cantar e encantar.

Nenhum comentário: