sábado, 14 de maio de 2016

Lenha na Fogueira 15.05.16



O governo Temer após ser pressionado pelos artistas e produtores culturais, voltou atrás e resolveu dar cunho político à Cultura. Temer desistiu de transformar o MinC num mero Departamento do Ministério da Educação e resolveu criar a Secretaria Nacional de Cultura.
*******
O status de Secretaria é bem melhor que o de Departamento. Outro arrependimento do governo do imediatismo, foi não convidar nenhuma mulher para integrar a equipe. Agora querendo concertar a “mancada”, quer nomear uma mulher para a Secretaria de Cultura.
*******
A proposta de criação de uma estrutura ampla e não apenas um Departamento para a área, deverá ser discutida neste final de semana entre o peemedebista e o novo ministro da Educação, Mendonça Filho. A idéia é nomear uma mulher para o setor, para tentar reduzir as críticas à ausência de ministras na equipe de Temer, mas, o PPS quer indicar o ator Stepan Nercessian.
*******
Por outro lado a Associação Procure Saber formada por músicos como Caetano Veloso, Chico Buarque, Gilberto Gil, Djavan e o Grupo de Ação Parlamentar Pró-Música – Sergio Ricardo, Ivan Lins, Leoni, Frejat, Fernanda Abreu e Tim Rescala. Divulgaram uma carta aberta contestando a decisão de Temer.
********
No texto eles resltam o histórico do Ministério da Cultura desde sua criação em 1985, passando pela extinção da pasta na época do governo Collor, a retomada na gestão de Itamar Franco e o crescimento ao longo dos governos Fernando Henrique, Lula e Dilma Rousseff.
********
“O MinC vem se ocupando, de forma proativa, das artes em geral, do folclore, do patrimônio histórico, arquelógico, artístico e cultural do País, através de uma rede de institutos como o IPHAN, a Cinemateca Brasileira, a Funarte, o IBRAM, Fundação Palmares entre outros”.
*******
Eles afirmam que “o Ministério da Cultura não é um balcão de negócios”; “As críticas irresponsáveis feitas à Lei Rouanet não levam em consideração que, com oos mecanismos por ela criados, as artes regionais floresceram e conquistaram espaços a que antes não tinham acesso”.
*******
Os integrantes dos vários Conselhos de Cultura cujos membros do Pleno foram nomeados semana passada em Brasília, pelo então Ministro da Cultura Juca Ferreira, encabeçaram campanha junto aos demais Delegados Estaduais categoria da qual faço parte recebendo assinatura que serão encaminhadas ao Presidente Temer solicitando a não extinção do MinC.
*******
Nossa opinião segue a máxima aplicada no esporte: “Em time que está vencendo não se mexe” e um dos times do governo de Dilma que estava dando certo era o da Cultura. Hoje todos os segmentos ou setoriais da cultura se reúnem com um só objetivo que é elevar cada vez mais a patamares internacionais a cultura brasileira em especial as culturas populares.
********
Será um grande retrocesso se o governo de Temer insistir em extinguir o Ministério da Cultura transformando num mero departamento do Ministério da Educação. Pelo menos a secretaria terá mais autonomia. Porém, é necessário que nossa luta continue em prol da permanência do Ministério da Cultura.
*******
Quando todos de todos os segmentos culturais, se animaram com o Programa Cultura Viva que facilita a vida de todas as entidades e produtores culturais do Brasil. Uma discussão que durou vários anos. Vem o novo governo querendo acabar com tudo. Vamos a luta.
*******
Diga não ao golpe que quer acabar com as setoriais da cultura brasileira. Diga Não a volta da cultura dos coronéis de barranco que têm acento no atual governo.
*******

Diga não a hipocrisia, daqueles que acham que produtor cultural é bandido. Bandido são aqueles que não investem na cultura do seu povo!

Nenhum comentário: