quinta-feira, 12 de maio de 2016

Lenha na Fogueira - 13.05.16

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) recebe até 31 de maio inscrições de projetos para a Chamada 2016 do Fundo Internacional para a Promoção da Cultura (IFPC).

*********
As atividades elegíveis são produção de obras artísticas e culturais e organização de eventos culturais e artísticos de nível nacional, regional e/ou internacional, que contribuam para o fortalecimento da cultura e da criação artística.
********
Podem se inscrever artistas, criadores, organizações não governamentais, organismos privados sem fins lucrativos ou órgãos públicos. A prioridade será dada a artistas e criadores entre 18 e 30 anos.
********
A seleção final ocorrerá em fevereiro de 2017. Os candidatos escolhidos serão notificados até duas semanas antes da data de seleção.
*********
Os integrantes do Pleno do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), maior instância nacional de participação popular na formulação de políticas culturais do País, realizou nesta quarta-feira, 11, sua primeira reunião de 2016, em Brasília.
********
Um dos assuntos em pauta foi a definição do cronograma de trabalho das próximas quatro reuniões ordinárias do pleno para este ano. Ficou aprovado que elas deverão ser realizadas nos meses de junho, setembro, novembro e dezembro. Já as duas reuniões ordinárias dos Colegiados Setoriais deverão ocorrer em junho e novembro. As de novembro serão feitas dentro da programação da TEIA, evento coordenado pela Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural (SCDC) do MinC, cuja sexta edição está prevista para o período de 6 a 12 de novembro, na Bahia, e reunirá participantes de Pontos de Cultura de todo o Brasil.
********
Parte do Pleno é formada por integrantes dos 18 Colegiados Setoriais, quetomaram possena última segunda-feira, 9. Eles apresentaram um balanço da primeira reunião dos grupos realizada quarta feira. Entre eles, cinco Colegiados (Arquivo, Artesanato, Cultura Afro, Design e Moda) já apresentaram seus planos setoriais aprovados pelos novos conselheiros.  Esses grupos estão em diferentes níveis de evolução e entendimento com relação ao conjunto de propostas para o setor, consolidado no formato de plano, que contém sugestões, metas e objetivos a serem alcançados.
*******
Também foram aprovadas uma série de recomendações e moções de apoio e de repúdio, nos quais estão o de reprovação à possibilidade de o Ministério da Cultura deixar de ser um ministério autônomo e voltar a fazer parte do Ministério da Educação.
*******
Além disso, foi aprovada uma lista tríplice com sugestões de indicações para ocupar cada um dos seis novos assentos do Pleno do CNPC nas áreas de Capoeira, Cultura Alimentar, Cultura Hip Hop, Culturas dos Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana, Culturas Quilombolas e Expressões Culturais LGBTT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais). Depois de forte pressão popular, foi publicado decreto presidencial que torna o Pleno ainda mais representativo ao incluir outros segmentos nas mais diferentes áreas técnico-artístico e patrimonial que compõem o Conselho.
********
A plataforma www.cnpc.cultura.gov.br reunirá informações num espaço de articulação, participação e tomada de decisão do Conselho, no qual conselheiros e população em geral podem debater sobre as diversas temáticas relativas à política cultural do Brasil. Além disto, é possível encontrar todo tipo de informação sobre o funcionamento do CNPC, atas de reuniões etc. 
********

Enquanto isso em Porto Velho! Além de cercarem a Praça da Madeira Mamoré estão dizendo que após o terminarem de colocar as cercas, quem quiser bater foto, ou apenas olhar o patrimônio histórico, terá que pagar ingresso.

Nenhum comentário: