terça-feira, 10 de maio de 2016

Lenha na Fogueira 11.05.16


Mais uma vez o segmento cultural será punido pelo governo barsi brasileiro. Segundo noticiário nacional e internacional, caso Michel Temer venha a assumir a presidência da Republica Brasileira, entre os ministérios que serão desativados ou agregados a outra pasta, está o Ministério da Cultura que passará a ser Departamento do Ministério da Educação.
*********
É o tal negócio, para eles (os políticos), Cultura não vale nada o que vale é a roubalheira que os beneficia em todos os ângulos possíveis. Na hora de cortar gastos o primeiro segmento a ser citado é o cultural.
********
Aqui em Rondônia., mesmo antes dessa noticia de que ao assumir a Presidência do Brasil Michel Temer vai acabar com o Ministério da Cultura, o governo estadual desde o inicio do seu segundo mandato, decretou a falência da Cultura ao extinguir a Secel e transforma-la em Superintendência vinculada a Secretaria de Cultura.
********
O governo do estado se vangloria de Rondônia ter sido um dos primeiros estados a implantar o Sistema de Cultura o que realment é verdade. Um dos primeiros a criar o Fundo de Cultura o que é verdade, ser dos primeiros a criar o Conselho Estadual de Cultura o que também é verdade. Assim como é verdade que ele (o governo), jamais autorizou a Fazenda depositar o percentual aprovado pelos deputados estaduais, na Conta do Fundo de Cultura e com isso, o segmento cultural não consegue produzir “uma arruela”, pois não tem recurso.
********
Aí vem o provável novo governo brasileiro, que é do mesmo partido do governo local, e diz que vai acabar com o Ministério da Cultura. Será que essa decisão é retaliação em cima dos atos dos artistas, em sua maioria “globais' contra o impeachment da presidenta Dilma?
*******
Tenho certeza que a cultura no governa atual, é uma das medidas ou ações que está dando certo. To me referindo ao MinC. Os programas culturais do governo federal, como Pontos de Cultura, Cultura Viva, Vale Cultura, Programas de Editais de Fomento e Premiações nas áres de artes visuais, dança e teatro são a verdadeira integração nacional.
*******
Desde de segunda feira passada, está acontecendo em Brasília, o Fórum das Setorias da Cultura, onde está se discutindo o que foi colocado na pauta, nos diversos encontros que aconteceram ano passado. Eu mesmo estive como representa estadual das Culturas Populares de Rondônia em Serra Talhada (PE).
*******
Uma das nossas sugestões foi acatada e deverá entrar na pauta de votação no dia de hoje 11. Nossa sugestão é que seja criado o “Premio de Integração Cultural” ou seja: Grupos Culturais da Região Norte se apresentem no Sul, Sudeste e Nordeste e Grupos dessas regiões venham se apresentar em cidades da nossa região.
********
Argumentei durante o Encontro das Culturas Populares em Serra Talhada, o seguinte: De que adianta o MinC patrocinar a apresentação do meu Boi Bumbá em cidades da Região Norte se esse tipo de brincadeira é praticada em todas as localidades da região e que o interessante, seria o Boi Bumbá de Porto Velho (RO) dançando numa Cidade do Rio Grande do Sul enquanto o Gruopo Gaucho fosse se apresentar em Porto Velho. Aí sim será a verdadeira integração cultural, uma espécie de Palco Giratório do Sec.
*******
Para minha surpresa recebo a programação ou a pauta dos Projetos que estão em dicussão no Fórum que está acontecendo em Brasília, a minha sugestão. Tomara que seja aprovada pelo Colegiado.
*******

Esperamos que o novo órgão que vai gerir a cultura brasileira, não mexa no que ficou acertado em várias discussões que envolveram mais de 70 mil pessoas que lutam pela cultura brasileira.

Nenhum comentário: