segunda-feira, 16 de maio de 2016

Lenha na Fogueira 17.05.16


Cauby Peixoto o cantor que encantou o mundo com sua voz maravilhosa, morreu na madrugada de domingo, aos 85 anos de idade, vitima de pneumonia. Cauby foi velado no salção nobre as Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. Ele estava no Centro Médico desde o último dia 9, segunda feira passada. Na página oficial de Cauby no facebook foi colocado: “Com muita dor e pesar informamos aos amigos e fãs que nosso ídolo Cauby Peixoto acaba de falecer as 23h50 do dia 15 de maio.
*******
Assisti a um show do Cauby Peixoto aqui em Porto Velho, não lembro se no final da década de 1960 ou inicio da década de 1970. Sei que ele cantou num palco montado em cima da carroceria de um caminhão na rua Santos Dumont com a Duque de Caxias no bairro Caiari. Lembro também que ele ensinou à platéia como se dançava o ritmo da música La Bamba que fazia sucesso na voz de Trini Lopez. Cauby cantou La Bamba ensinando a coreografia. Não lembro se ele veio a Porto Velho outras vezes.
*******
Mesmo aos 85 anos de idade, continuava com a voz maravilhosa que Deus lhe deu. Seu grande sucesso “Conceção” de autoria dos compositores Dunga e Jair Amorim agora entra junto com ele para a eternidade. Quero dizer passar a fazer parte da galeria das músicas imortais.
*******
Perdemos a VOZ que encantou as “meninas” nas décadas de 1950/60 e encanta a todos até hoje. Sexta feira 13 o Vídeo Show exibiu uma matéria na qual Cauby dava entrevista a um reporter da Globo. Apesar de já estar debilitado, não deixou transparecer em momento algum a fragilidade de sua saúde. O bom é que apesar da sua morte, sua VOZ permanecerá nos encantando através das gravações de tantas canções. Descansa em paz Cauby.
*******
Outra morte que nos abalou. Desta vez a de um amigo de longas datas, foi a Gerson Estolando de Andrade. Musico dos bons, quando jovem tocou em várias bandas. Era o tempo do Ye Ye Ye (Jovem Guarda). Trabalhamos juntos na Ceron e la seu apelido era “caroncha”. Gozador de primeira linha não deixava ninguém sossegado, quando estava por perto. Sempre que nos encontrávamos ele logo dizia: “Vai Cara de Paca” (um dos meus apelidos).
*******
Seu corpo foi velado na funerária Dom Bosco e enterrado as 16 horas de ontem 16, no cemitério dos Inocentes. Vai “Caroncha”.
*******
Assim é a vida. Ninguém (pelo menos até hoje) nasceu pra viver eternamente nesse plano. Só conseguimos a eternidade após a morte. O pior de tudo isso, é que jamais nos preparamos para ela a morte dai sempre dizermos que ela nos pegou de surpresa. Foi não, ela nos avisa a todo o momento, nós que é fazemos de conta que não a escutamos e o resultado, é o chororo na hora que ela chega. Domingo foi dia de reflexão, foi o dia que Deus nos visitou em forma de Espírito. Espírito Santo. Foi o dia que os apóstolos de Jesus foram iluminados e passaram a operar milagres assim como o Mestre fazia. Foi dia do Divino Espírito Santos o Dia de Pentecostes.
********
Que a Pomba do Divino sempre esteja sobre nossas cabeças, nos abençoando e livrando-nos dos males.
*******
Depois disso tudo, vem o Ministro de Educação ameaçando investigar os investimentos realizados pelos membros do extinto Ministério da Cultura. Só porque foi vaiado numa solenidade nas dependências do antigo MinC.
*******
Por aí você tira como a Educação do nosso país está administrada, por uma pessoa que não agüentou cinco minutos de vaia. E pensar que os professores são os funcionários mais massacrados em tudo quanto é governo. Agora se o Ministro da Educação age dessa forma como pensar essa mesma pessoa dirigindo a Cultura Brasileira. Com certeza será um desastre.
******
Registramos aqui mais um falecimento. O da Cultura Brasileira! Meus Pêsames.

Nenhum comentário: