quarta-feira, 4 de maio de 2016

Sobre o evento da quadrilha Girassol das Três Marias

Parabéns Zé Katraca pela excelente cobertura jornalística da festa "Uma noite no Sertão", evento promovido pela quadrilha junina "Girassol das Três Marias", uma bonita festa de congraçamento entre os grupos folclóricos de nossa cidade. Confesso que assim como você, também fiquei muito impressionado com o clima de harmonia que imperava naquele ambiente, belo exemplo de respeito e fraternidade.
Reconhecer, estimular e dar visibilidade a iniciativas culturais como esta realizada pela quadrilha junina "Girassol das Três Marias" no ultimo sábado dia 30.04 valorizam e ajuda consolidar nossa identidade cultural e contribuem na construção da cidadania, através da convivência harmoniosa entre os grupos juninos. Nesse sentido buscamos compreender a participação do ser humano não só como inovador, mas como possuidor de uma tradição, de um contexto que lhe garante base para seus objetivos, produções e trabalho.
As quadrilhas juninas provam que é possível sim, fazer cultura em nossa cidade, principalmente quando a rivalidade é deixada de lado pelos dirigentes e componentes dos grupos, exemplo de maturidade.
Qualquer entidade para se tornar respeitada e com credibilidade, é indispensável à união de todos, pensar e agir em prol da coletividade.
A Federon através das suas agremiações filiadas vem se destacando por suas ações que despertam na sociedade local o devido respeito e credibilidade, algo jamais visto com qualquer outra entidade cultural local. Ações que deveriam servir como bons exemplo a ser seguidos.
Zé Katraca você tem razão ao afirmar que no segmento das escolas de samba de nossa cidade, são raros os eventos promovidos, cuja participação das agremiações filiadas a Fesec se fazem presentes. Isso ocorre por vários fatores, entre eles esta o comprometimento de alguns dirigentes, a maneira de pensar e agir, a falta de credibilidade da Fesec na busca pelo interesse da coletividade entre tantas outras ações que busque uma maior união entre as entidades carnavalescas locais.
Como diz o tema de enredo do GRES Asfaltão 2016 "Não sei se é sonho, utopia ou realidade", mais gostaria muito de um dia ver tamanha harmonia entre as agremiações carnavalescas de Porto Velho. Infelizmente nossa realidade é outra, uma entidade (Fesec) que não promove nada na busca dessa união, dirigentes com uma mentalidade ultrapassada faz com que nosso carnaval cresça a passos de tartarugas.
Espero que essa realidade mude, pós os bons exemplos estão aí, e as juninas são a prova que com planejamento, organização, e união de todos podemos sim muda essa triste realidade de se fazer carnaval sem planejamento e sem organização, na base do pires na mão.
A cultural popular é a melhor arma de que dispomos para combater os graves problemas socioeconômicos de nosso país, pois a cultura interfere na autoestima de maneira surpreendente, atribuindo valor, identidade, disciplina e motivação para mudar. A cultura proporciona prazer em SER, FAZER e PERTENCER, sendo este o prazer sadio do bem viver, força capaz de contrapor-se ao medonho prazer das drogas e da tendência autodestruição para que se dirigem os excluídos sociais.
Parabéns a direção da Quadrilha Junina "Girassol das Três Marias", pelo excelente evento "Uma Noite no Sertão", Parabéns ao casal de lampião David Ângelo e a Maria Bonita Ruth Barão, convidados especiais da festa vindo de Picos (PI), parabéns a todas as agremiações presente no evento, e principalmente parabéns a todos pelo belo exemplo de cordialidade, harmonia e união.(Admilson Knightz - Folclorista)

Nenhum comentário: