segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Publico prestigia Festival da Dança Mova-se

Durante três dias, o público amante da dança contemporânea, prestigiou as apresentações do Festival de Dança Mova-se realizadas no Teatro Palácio das Artes Rondônia.
Três shows foram apresentados: O Corpo de Dança do Amazonas (CDA) abriu o festival na sexta feira dia 7, com o espetáculo A Sagração da Primavera. A obra, uma releitura amazonense pelos coreógrafos Adriana Goes e André Duarte, faz uma imersão na cultura indígena, onde a sagração se passa no Ritual da Moça Nova, cultura característica da tribo Tikuna, onde uma jovem índia, ao menstruar pela primeira vez, é retirada do convívio social e no período de reclusão aprende a dedicar-se a trabalhos manuais intimamente ligados às mulheres.
Sábado foi a vez do grupo de Porto Velho D’Palmas mostrar o espetáculo genuinamente portovelhense, “Reconstruindo a Identidade Ribeirinha”. Os bailarinos traduzem através de coreografias criadas em cima de músicas de autores locais, a vivencia e o cotidiano dos ribeirinhos do baixo Rio Madeira. “A pesquisa foi realizada nas localidades de São Carlos e Nazaré com o objetivo de festejar o centenário de Porto Velho, porém, com a enchente de 2014, o trabalho ganhou um novo significado, conta” o coreografo Janderson Cabral. Ao final da apresentação o público aplaudiu de pé, as performances dos bailarinos do Grupo D’Palmas.

Domingo a emoção tomou conta do Palácio das Artes quando o Grupo Meme de Pesquisa do Movimento do Corpo (RS), apresentou o espetáculo “Teresinhas”. O coreografo Paulo Guimarães foi buscar inspiração no texto de Vinicius de Moraes para homenagear sua mãe dona Terezinha Machado Guimarães que no final foi apresentada ao público. “A coreografia foi inspirada nas histórias verdadeiras vividas pela minha mãe. Vocês viram a mãe, a mulher, a filha, a amiga e a companheira”.
No final o que se viu, foram várias pessoas (a maioria mulheres) enxugando as lágrimas que teimavam em continuar em seus rostos. “Estou assim desde a tarde, quando assisti o ensaio”, contava enxugando ás lagrima Gilka Lobo. Pra completar, a trilha sonora interpretada (ao vivo), pelo musico cantor Tiago Rinaldi foi maravilhosa.
João Fernandes idealizador do Festival se disse bastante gratificado por ter pela primeira vez, apresentado o Festival fora de Manaus. “O público de Porto Velho foi maravilhoso e esse teatro: vocês portovelhenses, têm uma das melhores casas de espetáculos do Brasil. Frequentem o Palácio das Artes Rondônia”. Finalizou.
O Festival de Dança Mova-se em Porto Velho contou com total apoio do governo de Rondônia através da Sejucel e Fundação Palácio das Artes.

Nenhum comentário: