quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Lenha na Fogueira - 06.08.15

O folclorista Admilson M. Knightz que atuou como jurado de dança de quadrilha na XXXIV Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás – Arraial Flor do Maracujá, escreveu um compêdio sobre a nossa maior festa folclórica, com ênfase as apresentações dos grupos de quadrilhas. São mais de 13 Mil caracteres e desses selecionamos os seguintes tópicos.
********
Aos dirigentes de grupos - A Federon diferente de muitas outras entidades culturais de Porto Velho vem se destacando por suas ações que despertam na sociedade o devido respeito e uma credibilidade jamais vista em qualquer outra entidade cultural local. É importante que todos valorizem isso, não joguem fora tudo que foi conquistado até aqui, não se deixem levar por ações impensadas ou levadas pela emoção por considerar injusto o resultado da mostra de quadrilhas. Os senhores dirigentes não podem agir no calor da emoção nem tão pouco se deixar influenciar pela "revolta" de alguns componentes por um resultado não alcançado, seja lá qual for a razão.
*******
Pouco tempo atrás se dizia que o Arraial Flor do Maracujá seria mais dos um grandes eventos a ficar na lembrança de todos, a exemplo de muitos outros eventos de nossa cidade que ao longo dos anos deixaram de existir. Isso só não aconteceu graças ao empenho e dedicação de várias pessoas que nos últimos anos transformaram nossas quadrilhas em uma das melhores do Brasil.
********
Ano passado o MP (Ministério Público) realizou uma importante mediação entre representantes do Governo do estado, Prefeitura e Federon, contou também com a importante interlocução do jornalista Silvio Santos (Zé Katraca), onde naquela oportunidade foi passada para a Federon toda a responsabilidade sobre a realização do Flor do Maracujá, deixando de ser uma promoção do Poder Público. Com esta iniciativa o MP demonstra que está ao lado da nossa cultura regional, principalmente aos grandes eventos de nossa cidade.

*********
Talvez os senhores não tenham dado a devida importância à este feito, ter ao seu lado como parceiro um órgão que geralmente só é visto como um órgão fiscalizador. Vejam que aos poucos vocês estão quebrando algumas barreiras frente a vários segmentos da nossa sociedade. Esse apoio só esta sendo possível porque o MP viu em vocês certa organização, seriedade de comprometimento em fazer as coisa da maneira certa.

********
É importante lembrar que as pessoas que integram outros grupos não devem ser vistas como nossos inimigos, apenas nossos adversários e, terminado a disputa na arena de apresentação a vida deve seguir seu rumo normal.

********
Um evento cujo o titulo de campeão estar em jogo, é normal que todos busquem alcançar tal objetivo. Mas é importante lembrar também que apenas um será campeão, para isso precisamos cumprir metas, obedecer às normas do regulamento, e respeitar os concorrentes. Caso o titulo não seja alcançado isso não faz de você ou da sua agremiação uma entidade fracassada, pelo contrário, é na derrota que devemos buscar corrigir os erros procurando assim chegar perfeição.

*********

Sendo assim, pedimos a todos os santos padroeiros período junino, Santo Antônio, São Pedro, e São João para que os quadrilheiros da nossa cidade, não joguem fora o que muitas entidades culturais tentaram durante anos e jamais conseguiram, o respeito, admiração e recolhecimento da sociedade.
*******
 Nosso desejo maior é que o evento cresça, conquiste autonomia e independência, fortalecendo assim o movimento quadrilheiro em nossa cidade. Admilson M. Knightz

Nenhum comentário: