segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Lenha na Fogueira 11.08.15


A semana que passou foi das melhores, culturalmente falando. Aconteceu mais uma edição da Mostra de Cultura Popular da Associação São Tiago Maior com apresentações de grupos de quadrilhas e bois bumbas além do concurso de dança de forró.

********
A artista plástica, figurinista, bonequeira e Maria da Chave também conhecida como Lu Silva atuou como jurada no concurso de dança de forró e ficou impressionada com a qualidade dos grupos que se apresentaram no Arraial do Padre Enzo.
*******
“Zekatraca o pessoal dos grupos de forró investe muito na produção. Não sabia que a turma da Zona Leste se esmerava tanto para se apresentar no São Tiago”, comentava Lu Silva admirada.
********
Enquanto isso, sexta feira dia 7, foi a vez da escola de samba Os Diplomatas apresentar seu show no projeto da Fesec “Esquentando os Tamborins”. Com bateria (mais de 20 batuqueiros) comandada pelo mestre Hudson Guedes, casal de Mestre Sala e Porta Bandeira João Neto e Natiele Costa, casal de passista Cley Pereira e Naty Prestes e as musas Andressa de Lurdes, Isabel Cristina, e Stacy Veloso e mais.

********
Pois é, a grande novidade da Diplomatas foi a presença como Interprete de Samba de Enredo do cantor Walfredo da Esquina. Walfredo jamais havia vestido vermelho em sua vida. Ele nasceu e se criou azul e branco uma vez, que nasceu no bairro Caiari e desde criança começou a brincar na escola de samba Pobres do Caiari, já adolescente por indicação do “Baluarte" Hiran Brito passou a ser o Interprete Oficial de Samba Enredo da escola azul a branca.
********
Depois que a Caiari deixou de desfilar, andou cantando na escola Armário Grande e defendeu sambas de enredo em concursos do Asfaltão e só. Sexta feira passada, para surpresa de muitos, lá estava o Walfredo da Esquina cantando samba com a camisa vermelha e branca da Diplomatas. Junto com ele o Edgley Queiroz.

********
O samba de enredo para o carnaval de 2016 é de autoria da parceria Carlinhos Maracanã e Jair Monteiro e o tema é: “Os Números”.
********
Os sambistas presentes só não gostaram mais da apresentação da Diplomatas, porque seus interpretes acompanhados pelo Walber do Cavaco e Bandolim cantaram mais sambas das escolas do Rio de Janeiro.
*******
E a turma do Asfaltão juntamente com a da Acadêmicos do São João Batista e Império do Samba aplaudiu o show da vermelho e branco.
*********
Foi bom, mas, poderia ter sido melhor. Esperamos que a próxima escola a se apresentar no “Esquentando os Tamborins”, cante pelo menos uns cinco sambas de enredo próprios. To falando na Acadêmicos do Armário Grande. Vai lá Sidney Carioca.
********
Como o show tem que continuar! Foi muito bacana o Festival de Dança Mova-se apresentado durante três dias no Teatro Palácio das Artes Rondônia.

********
Os três espetáculos: A Sagração da Primavera do grupo CDA do Amazonas; Reconstruindo a Identidade Ribeirinha do grupo D’Palmas de Porto Velho e o “Teresinhas” do grupo Meme do Rio Grande do Sul agradaram em cheio o público que compareceu nos três dias de espetáculos.

********
 Aproximadamente 2 Mil pessoas assistiram aos shows de dança contemporânea proporcionado pela Festival Mova-se que tem a frente o João Fernandes.

********
Aliás, o João ficou encantado com o nosso teatro, ele e todos os demais produtores e coreógrafos dos grupos que se apresentaram no Mova-se. “Poucos são os teatros no Brasil tão bonitos e aparelhados como o de vocês”, disse João em seu discurso de agradecimento.

********

Bem que falei. Agora não tem mais aquele de que Porto Velho não tem opção cultural. Tem e tem muita! 

Nenhum comentário: