quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Lenha na Fogueira - 14.08.15


Mais um fim de semana começa e com ele, muita programação no caldeirão cultural que é Porto Velho.

***********
Se no final da semana passada o negócio foi a Dança Contemporânea, neste, vamos curtir eventos musicais.

********
Por exemplo, no Sesc você pode acompanhar os espetáculo musicais do Programa Sonora Brasil que acontece até o próximo domingo dia 16, apresentando grupos que trabalham com “Cantos de Trabalho”.
*******
Hoje teremos a apresentação do grupo “Cantadeiras do Sisal e Aboiadores de Valente” que vem lá do estado da Bahia. Esse grupo tem o repertório formado por cantigas conhecidas desde a infância e outras de uma memória mais recente que tratam de questões cotidianas e fazem alusão a particularidades da produção sisaleira.
********
O Sonora Brasil com o grupo Baiano vai acontecer no Teatro 1 do Sesc Esplanada as 20h00. A entrada é franca.

*******
O negócio é musica neste final de semana. Você sai do Sesc e vai direto pro Mercado Cultural prestigiar a homenagem que o Ernesto Melo e a Fina Flor do Samba prestará ao grande mestre sambista BAINHA.

*********
O show em homenagem ao Waldemir Pinheiro da Silva – Bainha está marcado para começar as 20h00 e muita gente já confirmou presença.
********
Com certeza a família Asfaltão vai em peso, pois Bainha faz parte da Ala de Compositores da escola na parceria com o Oscar e o Zé Baixinho o famoso “Trio de Ouro”.

********
Aliás, a disputa do samba de enredo na escola Asfaltão ta pegando fogo. Mais de 15 parcerias se inscreveram e estão trabalhando seus hinos.

********
Quem freqüenta o Bar do Calixto é que sabe o quanto a disputa está acirrada. Tem parceria que coloca espião infiltrado no meio dos concorrentes.

********
Tem gente vendendo refrão e o melhor, tem gente comprando. Tem compositor de tudo quanto e jeito tentando emplacar o samba de enredo da Asfaltão para o carnaval de 2016.
********
Bom! Voltando a homenagem que A Fina Flor do Samba vai prestar ao mestre Bainha na noite de hoje. O presidente da Comissão do Concurso de Samba de Enredo das Asfaltão Altair dos Santos Lopes está invocando o Artigo 171 do Regulamento que diz: Toda parceria que de uma maneira ou de outra, tiver um dos seus membros, recebendo homenagem no período que antecede a realização da disputa, tem por obrigação cantar o “Refrão” de virada e o “Refrão” de meio do samba de sua autoria.

********
Isso quer dizer que Bainha, Oscar e Zé Baixinho terão que cantar pelo menos os “Refrãos” do samba que irão concorrer na festa do Asfaltão.
********
Esse é mais um motivo para os integrantes das escola de samba que tem como símbolo o Tigre prestigiar a homenagem ao Bainha.
********
Com certeza, parte da história do samba em Rondônia será contada na noite de hoje no Mercado Cultural.
*******
Estarei lá cantando alguns sambas que fiz em parceria com o Bainha. Aliás, muito antes dessa turma toda existir como sambista, eu e o Bainha já disputávamos quem era o melhor no quesito Samba Enredo em Rondônia ele pela Diplomatas do Samba e eu pela Pobres Caiari.

********
Depois o convidei e ele aceitou ir para a Caiari e então passamos a compor juntos, foi quando nasceu o samba “Odoiá Bahia” que até hoje é cantado nas rodas de samba de Porto Velho.
*******
Criamos juntos a escola de samba Mocidade Independente do KM-1 e fizemos todos os sambas da escola.

********
Temos mais de dez sambas em parceria. Depois voltamos para a Caiari e cada um tomou seu rumo em outras parcerias.

********
Mesmo assim, jamais deixamos de estar junto nas rodas de samba. Bainha pode não ser meu Mestre, mas, é meu grande amigo e parceiro! Parabéns perna de vírgula!

Nenhum comentário: