quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Lenha na Fogueira - 21.08.15


Hoje começa mais um festival cultural em Porto Velho. Desta feita é o II Encontro Beradêro em Dança que começa hoje e só termina domingo.
********       
A programação vai acontecer no Teatro do Sesc Esplanada enquanto as oficinas na Opus Ballet.
********
A Gilka Macedo ao mesmo tempo que está eufórica com a realização de mais um EITA apenas com um detalhe. A realização do evento está sendo praticamente por conta dos grupos que estarão se apresentando, pois, patrocínio que bom, não conseguiu nenhum.
*********
Ta contando como apoio do Sesc e do governo estadual, Porém até ontem ao meio dia não sabia como trazer os dançarinos e dançarinas do grupo Seringandô que vem lá do distrito de Nazaré.

********
Eita Gilka, não deu pra conseguir o apoio da Funcultural na questão do transporte?

********
Eita! Nunca vi tanta falta de consideração com a comunidade ribeirinha de Nazaré e olha que quando o prefeito quer mostrar alguma coisa sobre musica regional, convoca o grupo “Minhas Raízes” de onde? De Nazaré!
********
Agora vem com essa conversa de não ter condições de conseguir passagem de barco para trazer o grupo para dançar na abertura do EITA.

*******
Eita pau! Nunca vi coisa igual, diz o parente beradêro, ao saber das dificuldades que a Gilka ta enfrentando para realizar o EITA!

********
Positivo mesmo, foi a reunião do Conselho Estadual de Cultura que aconteceu ontem no Teatro Guaporé.
********
A Sejucel trouxe os Conselheiros que moram no interior do estado, na realidade a maioria, e sob a coordenação do Chicão Santos responsável pelo Sistema Estadual de Cultura, colocou para apreciação a seguinte pauta:
********
Abertura e informes gerais; Consolidação do Sistema Estadual de Cultura/PPA; Encontro Estadual das Artes - Fórum de Patrimônio; Alteração da Lei do Sistema Estadual de Cultura; Fundo de Desenvolvimento da Cultura – FEDEC e Informações do Fórum de Gestores Municipais.

********
O Superintendente Rodnei Paes além de participar da abertura dos trabalhos, ficou até pó final da reunião e de vez em quando participava das discussões, mostrando que está de mãos dadas com os segmentos culturais.
********
Deu pra ver, que a maioria absoluta dos Conselheiros é dos municípios do interior. Da capital registramos apenas os representantes das setoriais do Artesanato, Patrimônio Histórico, Matrizes Africanas e Artes Plásticas.
********
De qualquer maneira as pautas foram discutidas e aprovadas sem emendas e tanto o Jovino vice-presidente do Conselho que presidiu o evento, como o Chicão Santos do SEC, Fabiano Barros e a Ednair (morena da cultura) da Gerencia de Cultura da Sejucel assim como o Superintendente saíram satisfeitos da reunião. Aliás todos se declararam satisfeitos. Todos não, sempre tem a exceção da regra a Conselheira Hilda que representa a Setorial do Artesanato, não aprovou tudo que foi discutido e saiu falando em recorrer ao MP. “Nem Jesus Cristo conseguiu agradar todos” e mais, disse Fabiano “Já dizia Nelson Rodrigues: A unanimidade é burra”.

*******
Como ouvinte, gostei das decisões tomadas pelos Conselheiros. Lá estavam os Conselheiros representantes do governo estadual e os Conselheiros representantes da Sociedade Civil. Tudo como reza as normas culturais do MinC.

*******
Depois dessa vou pegar o meu “repique” de mão e participar do show da escola de samba Acadêmicos do Armário Grande no Mercado Cultural a partir das 20h30 durante o Projeto Ernesto Melo e a Fina Flor do Samba!

*******
Vai lá, apreciar show de multa, porta bandeira e muito samba enredo!

Nenhum comentário: