sexta-feira, 14 de agosto de 2015

LENHA NA FOGUEIRA - 15.08.15


Porto Samba recebe o sambista Neto do Cavaco

********

Neste sábado o programa Porto Samba recebe o cantor Neto do Cavaco, amante do samba de raiz e sambista ha mais de trinta anos. Neto do Cavaco vai discorrer nas ondas da Rádio Globo Rondônia um pouco de sua história e vivência com a música. Recentemente Neto do Cavaco assinou contrato com a Escola de Samba São João Batista para o carnaval de 2016.

********
Audizio Rodrigues de Lima Neto, 47, mais conhecido como Neto do Cavaco no meio do pagode e do samba conta que no início de sua carreira ele era um admirador dos grupos Guaporé, Águas do Madeira e Kizomba, onde sua primeira experiência com a música foi com um surdo e logo no Grupo Guaporé juntamente com Reginaldo Makumba, do qual se diz fã e que foi a pessoa que o inspirou a tocar cavaquinho. Audizio faz questão de dizer que já tocou em todas as Escolas de Samba da capital e que sempre teve um bom convívio entre todas elas. Hoje Neto do Cavaco é funcionário público estadual e lembra que gosta de todos os ritmos, mas o amor fala mais alto quando o assunto é samba. Para conhecer um pouco mais da história do cantor Neto do Cavaco é só sintonizar neste sábado 15, a partir das 13h30min a Rádio Globo AM 1310 ou pelo site www.sgc.com.br/radioglobo.

********
O Programa Porto Samba terá uma novidade, é a presença do jornalista Silvio Santos titular da coluna Lenha na Fogueira (Zekatraca) no Jornal Diário da Amazônia, um ícone da cultura rondoniense e respeitado agente cultural que formará dupla na apresentação do programa com seu amigo Antonio Neto. "Com certeza o programa ganhará e ficará mais rico em conteúdo com a parceria com Silvio, pois o conhecimento dele sobre a cultura do nosso Estado enriquecerá bastante o nosso programa", disse Antonio Neto

********
Pois é, a partir de hoje e sempre aos sábados estarei, juntamente com meu amigo Antonio Neto a partir de Uma e Meia da Tarde apresentando o programa “Porto Samba” na Rádio Globo/RO AM 1310. Sintoniza pra ficar pro dentro da história do samba em Rondônia. “Maêêêê... Tô na GROBO!”
*******
O acontecimento da semana foi a Audiência Pública sobre a cultura em Rondônia que aconteceu quinta feira na Assembléia Legislativa de Rondônia – ALE.
********
Os deputados Cleiton Roque, Aélcio da TV e Maurão de carvalho foram os autores da propositura, que de inicio seria para discutir a Lei Municipal 190 e no final se transformou na discussão da cultura do estado como um todo.

********
Tivemos a oportunidade de expor o que achamos que deve ser feito em prol dos segmentos culturais em Rondônia. Quando digo tivemos, estou me referindo a todos que fizeram uso da palavra, em especial o deputado estadual Alex Redano que fez questão de participar da audiência como militante cultural, já que é produtor cultural, artista (de circo), aliás, sua família é todo envolvida com Circo. Em Ariquemes existe a Associação Cultural Redano que já foi até Ponto de Cultura. Ele sabe onde o sapato aperta quando o assunto é apoio à cultura.

********
Falando sobre a Lei 190 o deputado Aélcio da TV foi sarcástico ao comparar o número da Lei municipal com o telefone da Polícia. “Essa Lei é tão prejudicial à cultura que tem o número do Telefone da Polícia 190”.
********
Deu pra sentir que pela primeira vez, os segmentos culturais, podem contar com deputados que gostam do assunto dentro da ALE. Cleiton Roque, Aélcio da TV, Maurão de Carvalho, Alex Redano, Ta na Bênça e Leo Moraes mostraram que pelo menos nessa legislatura, os militantes dos segmentos culturais podem contar com defensores no poder Legislativo.
********
Que bom!

Nenhum comentário: