quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Esculturas gigantes decoram entrada do teatro


Desde a última terça feira 25, quem passa pela rua Presidente Dutra em frente ao teatro Palácio das Artes Rondônia, fica admirado com seis esculturas gigantes construídas em ferro, que estão instaladas na área de entrada do teatro. A execução das peças foi sugerida há mais de quinze anos, pela deputada Marinha Raupp ao artista escultor Julio Carvalho. “Na época seriam apenas duas peças”, lembra Julio. Recentemente, ha coisa de cinco anos, os responsáveis pela conclusão da obra do teatro, chamaram o artista e encomendaram as seis peças, que agora foram instaladas no local. As esculturas estão dentro do tema teatro, e representam as artes dramáticas e as artes rítmicas. “As seis esculturas foram inspiradas numa trupe medieval onde o básico é um instrumento de sopro, um instrumento de corda e um de percussão e seus dançarinos”. Assim o artista Julio Carvalho descreve as esculturas.

Outra referencia, a da disposição das peças, o artista foi buscar na obra, “Os Profetas” do famoso artista Aleijadinho que estão em frente ao Santuário de Bom Jesus do Matosinhos em Congonhas do Campo (MG).
As peças foram confeccionadas em chapa de ferro de ¾”, com exceção dos instrumentos que são em ferro mais fino, e têm em torno de 3,20 metros de altura. “Uma coisa que me perguntam muito é, por que a cor azul? Acontece que o estilo dessas esculturas, remete ao movimento concretista onde se utilizava as cores básicas e primárias que são o azul, vermelho e o amarelo; adiciona-se também como acessório o preto” explica o artista.

O Teatro Palácio das Artes Rondônia fica localizado a rua Presidente Dutra em frente ao prédio do Tribunal de Contas de Rondônia no bairro Pedrinhas em Porto Velho

Nenhum comentário: