quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Lenha na fogueira - 20.08.15

Chicão Santos do O Imaginário
Porto Velho recebe workshop Singularidades-Anotações sobre a função da arte e do artista
********
Desde o dia 27 de julho, o Itaú Cultural e o centro cultural Tapiri do grupo teatral O Imaginário, em Porto Velho, recebem inscrições para mais um workshop que integra a série de itinerâncias Singularidades/Anotações – Rumos Artes Visuais promovida pelo instituto. Intitulado Laboratório Temporário de Criação Comunitária, este é ministrado pelo artista visual paulistano e mestre no assunto pela ECA-USP (Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo) Guilherme Teixeira.
*********
Ministradas de 2 a 4 de setembro (quarta-feira a sexta-feira), sempre das 14h às 18h, ele trata da função da criatividade, atrelada à prática do artista e da arte nos dias atuais. Voltado para professores e estudantes da área e interessados em educação, são disponibilizadas apenas 30 vagas, e as inscrições devem ser feitas pelo e-mail tapiri.oimaginario@gmail.com.
**********
Por três dias, Teixeira leva os alunos a uma reflexão sobre o papel da arte, do artista e da criatividade na sociedade atual. Os temas abordados em aula são divididos em três blocos, incluindo debate e análise de conteúdo acadêmico, a execução de um projeto colaborativo de intervenção com toda a turma, e a aplicação de um exercício de sensibilização de Teixeira, chamado Caminhada com espelhos.
*********
O artista apresenta, ainda, referências teóricas e práticas das Artes Visuais e analisa alguns projetos desenvolvidos pelos alunos. Nas últimas atividades o artista coordena intervenções urbanas e ou sociais nas ruas do entorno do Tapiri, e por fim, estimula os alunos a colocarem em prática o que aprenderam em algum espaço público da cidade.
**********
Principal programa de apoio à produção cultural brasileira do Itaú Cultural e uma das plataformas mais longevas de incentivo do país, ao chegar à sua 16ª edição, em 2013, o Rumos Itaú Cultural passou por mudanças estruturais e de conceito, eliminando, entre outras modificações, a divisão de carteiras por áreas de expressão.

**********
A iniciativa estimulou o instituto a buscar o que os contemplados até aquela edição produziram, com a proposta, segundo Eduardo Saron, diretor do Itaú Cultural, de lançar um olhar sobre os anteriores 16 anos de trajetória do programa. Assim, ao longo de 2014, o instituto apresentou um recorte da produção realizada pelos artistas selecionados, em um total de 1.130 projetos em Artes Visuais, Arte e Tecnologia, Cinema e Vídeo, Dança, Educação, Jornalismo Cultural, Literatura, Música, Pesquisa Acadêmica e Teatro.

*********
No ano passado, a mostra Singularidades-Anotações/Rumos Artes Visuais 1998-2013 apresentou um recorte do legado dos editais neste período. Foram exibidos mais de 60 trabalhos de 35 artistas, entre os contemplados desde 1998 nos editais de Artes Visuais, Arte e Tecnologia, Transmídia e Novas Mídias até 2013. Agora, em 2015, a série de workshops funciona como uma extensão desse trabalho, com o objetivo de fomentar o debate e a formação sobre a produção recente de arte contemporânea.
*********
O Problema segundo Chicão Santos do grupo O Imaginário, é que a procura por inscrição está muito pequena. A turma das artes visuais precisa se acordar para a importância que é, participar de um workshop tendo como principal palestrante Guilherme Teixeira.
********
Aqui a turma não nem aí para um evento de tão grande relevância. Vamos participar cambada das artes visuais;
********
Se você tem dificuldades em acessar a Internet, vai lá no Tapiri e faz a inscrição in loco.

Nenhum comentário: