quinta-feira, 13 de agosto de 2015

A Fina Flor do Samba canta Bainha nesta sexta

Em comemoração aos 77 anos de vida do compositor Waldemir Pinheiro da Silva – Bainha, o Projeto “Ernesto Melo e a Fina Flor do Samba” realiza nesta sexta feira 14, a partir das 20h00 no Mercado Cultural em Porto Velho, o show “Do alto dos meus 77 anos. O que vi e o que vivi”. “A idéia é contar a história do mestre Bainha através da sua vasta obra musical”, afirma Ernesto Melo.
Bainha nasceu no Forte Príncipe da Beira no dia 11 de agosto de 1938 e ainda criança veio morar em Porto Velho. Em Porto Velho foi morar no hoje bairro Nossa Senhora das Graças onde passou a ajudar sua mãe dona Marieta na ‘banca’ de tacaca: “E na esquina da Joaquim com a Sete, lá estava a Marieta com o seu tacaca...”. Já adolescente Bainha passou a freqüentar a comunidade conhecida como “Vila Confusão” justamente onde hoje existe a Galeria Lacerda e ali teve os primeiros contatos com a boemia, graças ao seu Irmão mais velho Alípio que o levava para as rodas de boemia cujos principais protagonistas eram o violonista Capote, Bola Sete, Antônio Cochó e tantos outros, ali ele viu nascer à primeira escola de samba de Porto Velho a “Deixa Falar” criada pelo Bola Sete em 1946.
Já em 1958 juntamente com os carnavalescos Valério, Ricardo, Cabeleira e Tário Café criaram a escola de samba “Prova de Fogo” que a partir do carnaval de 1960 passou a se chamar “Universidade dos Diplomatas do Samba”. Eximindo percussionista, no final da década de cinquenta Bainha ingressou no Conjunto Bossa Nova tocando com músicos do quilate de João Henrique – Manga Rosa, Paulo Santos, Ricardo e Dinoel além dos amigos de escola de samba Cabeleira e Leônidas.
Na Diplomatas Bainha foi Mestre de bateria além de um dos principais compositores de samba de enredo.
Em 1974 foi levado pelo parceiro Silvio Santos para a escola de samba Pobres do Caiari onde também atuou como Mestre de Bateria e compositor de samba enredo. Em 1975 juntamente com outros sambistas criou a escola de samba “Mocidade Independente do KM-1”. Hoje Bainha participa da ala de compositores da escola de samba Asfaltão na parceria com o Oscar Knightz e Zé Baixinho conhecida como “Trio de Ouro”.
Fina Flor do Samba
A homenagem começa as 20h00 no Mercado Cultural durante a Fina Flor do Samba. Segundo Ernesto Melo, vários sambistas confirmaram presença entre eles Silvio Santos, Mestre Oscar e Torrado. “Sou da Sete de Setembro, lá do KM-1, Terra de gente bamba, de muita mulher carnaval e samba...” 

Nenhum comentário: