quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Coordenadora do PAB reúne artesãos em Porto Velho


Ana Beatriz - Bia e Wellida Sodré
A Coordenadora Nacional do Programa do Artesanato Brasileiro – PAB Ana Beatriz – Bia passou a última terça feira 11, em Porto Velho atendendo solicitação da Coordenadora do Programa em Rondônia Wellida Sodré.
Pela manhã Bia visitou o ateliê de alguns artesãos e foi recebida no gabinete do Superintendente da Sejucel Rodnei Paes onde solicitou mais apoio do governo estadual a Coordenadoria do PAB em Rondônia. O Gerente de Cultura Fabiano Barros nos garantiu que vai disponibilizar três funcionários, para fazer o cadastramento e emitir as carteiras de identidade dos artesãos. Isso faz com que a Wellida passe a se dedicar mais a Curadoria”.
À tarde a partir das 15h00, no teatro “Guaporé”, Bia se reuniu com os artesãos e ouviu as reivindicações da categoria e sugeriu o que deve ser feito para que o artesanato de Rondônia seja mais difundido e comercializado nas feiras nacionais. “Na verdade tomei conhecimento do que está acontecendo no estado e como o PAB nacional pode contribuir com a coordenação estadual. A expectativa é que a partir de agora a gente consiga realizar um trabalho de fortalecimento do setor que a meu ver, estava um pouco parado”, disse Bia citando as ações que estão acontecendo no estado do Acre como exemplo a ser copiado: “No Acre estão fazendo o Fundo Nacional do Artesanato além de estar realizando várias ações integradas com o SEBRAE isso é muito bom, porque você garante a participação do estado em todas as feiras nacionais. Quando a gente se junta com outros órgãos do setor do governo, coloca todo mundo no mesmo bolo e começa a trabalhar igual, esse é o ganho, a gente sair do nosso mundinho e abrir as portas para os outros órgãos entrarem na nossa ação”.
Ao final Beatriz agradeceu a acolhida e lembrou: “O Artesanato é a arte completa. O artesanato atrai tudo, na Secretaria do Trabalho quando a gente ta falando de economia solidária, quando a gente está falando de economia criativa dentro do Ministério da Cultura, quando a gente esta falando do turismo em si. Em qualquer órgão a gente tem a possibilidade de tratar do artesanato. No mais quero agradecer em especial a Wellida Sodré essa guerreira do artesanato em Rondônia”, finalizou.

Texto - Silvio M. Santos
Foto - Carlinhos Castro

Nenhum comentário: