quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Lenha na Fogueira - 13.08.15


O dia de hoje 13 de agosto, ao contrário do que dizem, sobre a data quando cai numa sexta feira (13), pode entrar para a história de Porto Velho e de Rondônia como o grande dia da CULTURA.
*********
Atendendo a propositura dos deputados estaduais Maurão de Carvalho, Aélcio da TV e Cleiton Roque vai acontecer a partir das três horas da tarde (15h00) no Plenário das Deliberações da Assembléia Legislativa, Audiência Pública que vai discutir a Realização de Eventos Culturais.
*********
A turma dos segmentos culturais com certeza, vai marcar presença maciça na ALE, pelo menos foi o que senti durante todo o dia de ontem, ao conversar com militantes da área.
********
Vai ser tanta roupa suja colocada para ser levada, que nem mesmo uma carreta de sabão “cri cri”, daria para limpar tanta sujeira que deverá ser colocada durante as discussões.
*******
Com certeza os representantes de cada segmento cultural terão muito que reivindicar ou sugerir, o que deve ser realizado para que a cultura em Rondônia e em especial em Porto Velho atenda a categoria.

********
Um dos assuntos que com certeza irá tomar o maior tempo nas discussões, é o que diz respeito à Lei Municipal 190, que atrapalha e muito a produção de eventos culturais na capital do estado.

********
Outro assunto será a falta de um espaço especifico em Porto Velho para a realização de eventos de grande porte, como o Flor do Maracujá, carnaval das escolas de samba, feira agropecuária e shows com artistas de renome nacional.
********
O patrimônio histórico também deve ser assunto pertinente principalmente a situação de abandono que se encontra o complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré.

********
O patrimônio imaterial também deve ser assunto da pauta de discussões. A Festa do Divino do Vale do Guaporé, O Duelo na Fronteira em Guajará Mirim e o Flor do Maracujá em Porto Velho são patrimônios imateriais que merecem maior atenção por parte dos governos estadual e municipal.

********
Qual a principal função da Sejucel na área da cultura. É para realizar ou fomentar a cultura no estado de Rondônia. O representante da Sepog disse em reunião do PPA que aconteceu recentemente no colégio Castelo Branco, que a Sejucel é para realizar o JOER!

********
A questão sobre Prestação de Contas de convênios firmados entre entidades culturais sem fins lucrativos e o governo estadual ou municipal com certeza será bastante debatida.

*******
A perseguição do Tribunal de Contas que classifica os produtores culturais como “corruptos”. Hoje não existe uma entidade cultural que não esteja inadimplente na visão dos Conselheiros. Pra eles todos os produtores culturais desviam dinheiro público.
********
O Ministério Público de vez em quando recomenda a abertura de processo contra os produtores culturais que firmam convenio com o governo.

********
Por que o orçamento da Sejucel na área da cultura é uma mixaria?

********
Por que não temos uma secretaria sem que a cultura esteja agregada ao esporte, lazer e agora a juventude?

*******
Por que os secretários de finanças dos governos acham que Cultura é despesa e não investimento?

********
Vamos questionar os deputados estaduais. Por que não colocam emendas para a verdadeira cultura, em vez de colocarem para eventos que beneficiam suas campanhas políticas?

********
Hoje é o dia! Vamos lavar a roupa suja e não deixar nenhuma poeirinha ficar na bainha da calcinha de bailarina.
********
Ou mudamos a maneira das autoridades pensarem a cultura, ou vamos continuar com o pires numa das mãos e chupando pirulito com a outra.

********
Todos hoje a Tarde, na Assembléia Legislativa de Rondônia!

Nenhum comentário: