segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Lenha na Fogueira - 18.08.15


Será nesta terça-feira à noite, a partir das 19h00, no auditório da Unopar, em Porto Velho, quando finalmente serão conhecidos os vencedores da edição 2015 do Prêmio IEL de Estágio. Os vencedores desta etapa irão disputar a etapa nacional, que acontece no mês de outubro, em Recife/PE. No encerramento da solenidade de entrega dos prêmios, o público será brindado com um show da banda Versalle.

********
Legal que os empresários de Porto Velho estão prestigiando a Banda Versalle. Hoje é o Instituto Euvaldo Loudi (IEL), que vai brindar os vencedores e os convidados com o show da Versalle.

********
Sábado passado, foi a Faculdade São Lucas que promoveu o baile Volta as Aulas e brindou seus estudantes com show da Versalle na Talismã 21. È por aí mesmo. O negócio é valorizar nossos artistas. É mostra que Santo de Casa também faz milagre.
*******
O Prêmio foi instituído pela Confederação Nacional da Indústria – CNI e Instituto Euvaldo Loudi (IEL) Nacional, com o objetivo de reconhecer e incentivar as boas práticas dos programas de estágio nas categorias ‘Estagiário Destaque’ e ‘Estagiário Destaque do Sistema Indústria’.
********
A Editora Moderna contratou o jornalista, escritor e novelista Walcyr Carrasco para assinar a série Reconto da Tradição Popular com ilustração de Rebeca Luciani. A publicação é uma homenagem ao dia do folclore brasileiro que será comemorado no próximo dia 22.
********
Dentre as principais características do Brasil, a formação cultural é uma das mais latentes. Herança das diversas nações que formaram nosso país, a cultura brasileira pode ser conhecida, por exemplo, por intermédio de lendas folclóricas.
*********
Por meio delas, são ressuscitados acontecimentos ou mesmo devaneios capazes de nos transportar para outro tempo, mostrando o imenso conjunto cultural que compõe o imaginário do nosso povo. Podemos verificar isso por meio das lendas brasileiras que conhecemos tão bem.
*********
Quem não conhece a história da misteriosa mulher que atrai homens para o fundo dos rios ou da mula sem cabeça?
*********
No Brasil temos um dia dedicado ao folclore: oficializado pelo Congresso Brasileiro em 1965, o Dia Nacional do Folclore é comemorado no dia 22 de agosto. Para aqueles que querem conhecer tradicionais contos do folclore brasileiro ou mesmo ter um novo ponto de vista dessas histórias, a Editora Moderna sugere a leitura da série Reconto da Tradição Popular. Assinada por Walcyr Carrasco e ilustrada por Rebeca Luciani, a série confere uma nova roupagem para lendas como Iara, Saci Pererê, Mãe de Ouro entre outras.
*********
São histórias que ouvimos dos nossos páis e avós, que precisam ser levadas às nossas crianças, nos colégios e em tudo quanto é canto.

Hoje a gurizada só quer saber de “joguinho” no celular. Nas escolas os mestres não tem como exigir que os meninas e meninas desliguem seus celulares.
*******
Nossas crianças não obedecem aos pais, quanto mais os professores ou uma pessoa mais velha. Tudo em conseqüência da facilidade que têm em acessar coisas muito avançadas para suas idades.
*******
Seria ótimo o governo federal publicar uma resolução voltando a instituir a prova oral nos cursos básicos. É difícil a gente encontrar uma criança nos dias atuais, que saiba ler corretamente, aliás, nem gaguejando encontramos.

********
A iniciativa da editora Moderna é louvável, porém é preciso que essas histórias cheguem as nossas crianças de alguma forma. Se não através do livro impresso, na Internet em aplicativos com Play Livro.

********


Precisamos fazer com que nossas crianças tenham contato com a leitura seja de qualquer maneira. O importante é ler o que presta! 

Nenhum comentário: