segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Lenha na Fogueira - 25.08.15

Integrantes dos grupos que se apresentaram no EITA 2015

 Últimos dias para participar dos editais da SCDC

********
O objetivo dos editais não é só premiar iniciativas de todo Brasil, mas também realizar um amplo mapeamento dos projetos de cada setor e servir de instrumento para a difusão das políticas públicas da Secretaria e do Ministério.
********
Para garantir o máximo de capilaridade da ação serão realizadas oficinas e ampla divulgação em todo território nacional. O Edital de Seleção Pública do Prêmio Pontos de Cultura Indígenas destina-se à valorização e estímulo a iniciativas culturais de povos indígenas e suas comunidades, certificando-as como Pontos de Cultura, caso desejem.
********
Já o Edital Cultura de Redes é subdividido em dois editais e selecionará entidades e coletivos culturais que desejem ter suas iniciativas reconhecidas e premiadas em âmbito nacional, regional ou local.
*********
E o Ponto de Mídia Livre apoiará iniciativas de comunicação compartilhada e participativa que busquem interatividade com o público, realizadas ou promovidas por coletivos culturais ou por entidades culturais.
*********
Desde ontem (24), a partir das 18 horas, uma equipe do MinC está on line tirando dúvidas sobre os editais de Pontos de Mídia Livre, Cultura de Redes e Pontos de Cultura Indígena! Dialogue com a Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura!
********
Edital de Mídia Livre: 25 de agosto.
*********
Edital de Cultura de Redes: 25 de agosto.
*********
Edital de Pontos de Cultura Indígena: 01 de setembro.  
*********
Inscrições on-line: www.bitly.com/salicweb.



********
É tudo até a meia noite desta terça feira. Vamos participar, aliás, funcionário público de carreira CDS, Função Gratificada em todos os poderes, ou seja, Legislativo, Judiciário e Administrativo não podem participar, inclusive parentes até o terceiro grau. Aí é jogo duro!

********
Por falar em folclore, queimei a língua ao postar na coluna de sábado passado, que o Festival de Dança divulgado pela Semed não seria em comemoração ao dia do Folclore.
********
Foi! E foi muito bem coordenado pela equipe do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento do ensino – DADE.

*******
Foram dois dias de dança folclórica na praça Aluizio Ferreira durante a “Feira do Porto. A coordenação do DADE organizou direitinho o Festival que reuniu apresentações de várias escolas municipais além de grupo convidados como a Quadrilha “A Roça é Nossa” adulta e a Quadrilha “Rosas de Ouro” mirim ambas campeãs da XXXIV Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás – Arraial Flor do Maracujá 2015.

********
Foi realmente muito bem festejado o Dia do Folclore em Porto Velho. Vários estilos de dança foram apresentados pelas crianças dos vários colégios que participaram do Festival.

*******
Foi bacana quando professores do DADE convidaram o publico para participar da Dança da Ciranda e muita gente aderiu e a dança fluiu com muita graça e beleza. Depois os professores mostraram o que haviam ensaiado durante semanas e dançaram Ciranda pra todo mundo ver.

********
Dançaram a Ciranda tradicional, aquela que se brinca na RODA e não a chamada evoluída que é dançada no município amazonense de Manacapuru.

********
Mais uma vez volto a elogiar a equipe do DADE pela feliz idéia de pela primeira vez realizar o Festival Folclórico de Porto Velho.
*******
Vale lembrar que dança folclórica, não é só quadrilha e boi bumbá, tem a ciranda, cacetinho, baião, xaxado, capoeira, samba de roda e tantas outras. Tudo foi apresentado na festa do pessoal do DADE. Valeu gente boa!
********
É assim que se faz cultura!

Nenhum comentário: