quinta-feira, 4 de junho de 2015

Sesc divulga selecionados para Encena na Rua 2015


O Festival “Amazônia Encena na Rua”, que vai acontecer no mês de julho em Porto Velho, teve a lista dos espetáculos selecionados para as apresentações, que durante uma semana (22 a 26 de julho), serão apresentados na praça das Três Caixas D’água com intervenções na rua Sete de Setembro (centro) e Jatuarana (Zona Sul).
Foram quase cem espetáculos inscritos, o que demonstra a vivacidade da produção teatral de rua brasileira. No projeto há participantes de cinco regiões do Brasil com produções que atendiam todo o aspecto estético do teatro, do mais popular, ao circense, político, bem como de caráter intervencionista ou performático. Durante o Encena na Rua também será possível observar espetáculos na modalidade de bonecos, tradicionais entre outros. “Toda essa diversidade, apesar dos limites, permitiu, por meio das escolhas, a possibilidade de se criar uma programação diversificada e bem brasileira, isto é, uma espécie de painel do teatro de rua brasileiro nos dias de hoje”. Explica Chicão Santos, curador. “No entanto, uma observação e uma preocupação fazem-se necessárias. Ficou nítida a pouca produção teatral de toda região Norte. Apesar de cobrir mais da metade do território brasileiro, a julgar pela quantidade de inscrições, ainda se produz pouco teatro de rua no Norte do País. Cabe ressaltar que uma preocupação do festival é a integração amazônica, isto é, que os produtores se encontrem e discutam seus trabalhos. No entanto, há muito que caminhar nesse aspecto”. Fala Fabiano Tertuliano, Coordenador de Cultura do Sesc.
“Outros aspectos discutidos foram: o baixo investimento no fomento ao teatro na região e em especial em Porto Velho. Lá se vão 8 anos de festival e não existe um programa efetivo de política pública para o teatro, não há estímulo aos grupos locais para ampliar a produção de espetáculos de rua. Consideramos que o Festival precisa ser provocador da cena e ser um momento de reflexão sobre o seu público, o próprio teatro e a cidade”. Fala Chicão Santos.

Grupos Selecionados
1 - Espetáculo: O Uirapuru - Grande Cia Brasileira de Mystérios e Novidades/Rio de Janeiro / RJ.
2 - Espetáculo: “O Caboclo Zé Vigia” - Grupo: Tirana Cia de Teatro/Belo Horizonte/MG.

3 - Espetáculo: Parô! Palhaçada - Espetáculo: Chapeuzinho Vermelhô? - Grupo: Os Proficcionais/Ribeirão Preto/SP.

4 - Espetáculo: O Casamento de Tabarim - Espetáculo: O circo sem teto da lona furada dos bufões - Grupo: Dona Zefinha/Itapipoca – CE.

5 - Espetáculo: Exemplos de Bastião-Grupo: Mamulengo Sem Fronteiras/Taguatinga / DF.
6 - Espetáculo: Números - Grupo: Cia. Os Palhaços de Rua Cidade/Londrina – PR.
7 - Espetáculo: Às Mulheres de Molière (Espetáculo Convidado) - Grupo: Companhia Visse e Versa de Ação Cênica/Rio Branco / AC
8 - Espetáculo: Das Saborosas Aventuras de Dom Quixote de La Mancha e seu Escudeiro Sancho Pança. (Espetáculo Convidado) - Grupo: Teatro Que Roda - Goiânia/GO.
 9 - Espetáculo: Circo de Horrores e Maravilhas (Espetáculo Convidado). Grupo: Oigalê Cooperativa de Artistas Teatrais/Porto Alegre/RS

10 - Espetáculo: Carcaça-Grupo: Strondum/Uberlândia/MG.

Nenhum comentário: