quarta-feira, 24 de junho de 2015

Lenha na Fogueira - 25.06.15


O agitador cultural de Guajará Mirim Ariel Argobe, um dos que mais torce para que o Duelo na Fronteira volte a acontecer, publicou em seu blog, entrevista com o professor Dr. Dorosnil Alves Moreira, sobre a parceria estabelecida entre o Projeto de Extensão Gestão Social do Departamento de Gestão ambiental da UNIR e a Secretaria Executiva de Planejamento, Orçamento e Gestão em Guajará Mirim, que hoje coordena a reforma que está sendo realizada na arena de apresentação de espetáculos populares do município conhecida como Bumbodromo. Veja alguns trechos da entrevista:
*********

Ariel Argobe – Em que consiste o trabalho que está sendo realizado no Bumbódromo de Guajará-Mirim?
*********
Prof. Dr. Dorosnil – Trata-se de uma reforma, com base em princípios de mutirão, mesmo porque, se o Governador quisesse repassar qualquer quantidade em dinheiro, neste momento, este dinheiro não chegaria nem num boi, nem no outro, e nem na prefeitura, por conta de impedimento legal. De qualquer maneira, está havendo uma reforma, a partir da articulação de um grande mutirão. Por exemplo, o empresário Antônio Bento acabou de doar qualquer quantidade de piçarra, além da disponibilização de caminhões e equipamentos para fazer a frente do Bumbódromo: aterrar e compactar. A empresa Di Casa também esta colaborando, além de outros empresários.
**********
Ariel Argobe – O trabalho que está sendo realizado no Bumbódromo atende as exigências do Corpo de Bombeiros Militar?
**********
Prof. Dr. Dorosnil – Atende. Todos os obstáculos apontados pelos Bombeiros já foram superados. O SPDA (Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas), por exemplo, já foi resolvido.
**********
Ariel Argobe – Este trabalho de reforma ora em curso permitirá a realização, no Bumbódromo, do Festival Folclórico de Guajará-Mirim?

**********
Prof. Dr. Dorosnil – No que depender do Governo do Estado e da Secretaria Executiva de Planejamento, Orçamento e Gestão em Guajará-Mirim, o festival acontecerá no Bumbódromo. Um dos grandes problemas está na dificuldade de participação interna de cada boi. Por exemplo, foi dado um prazo para que cada boi retirasse do espaço interno do Bumbódromo, as estruturas alegóricas e toda ferragem lá guardadas; e eles estão, até agora, com dificuldades de remoção deste material...

*********
Enquanto isso no Flor do Maracujá está tudo correndo dentro do programado. O produtor do evento Denis Carvalho está se virando para colocar a documentação exigida pelos órgãos de segurança em dia e a venda de barraca está dento dos conformes.

*********
Aliás, os interessados em adquirir as últimas barracas, têm até amanhã sexta feira, para fazer a inscrição e recolher a taxa em favor da Federon.

********
O negócio ta tão adiantado, que a Federon concordou que a empresa responsável pela montagem da estrutura, desmontasse parte das arquibancadas e levasse para o estádio Aluizio Ferreira para abrigar o público que vai prestigiar o jogo do Gênus de Porto Velho contra o Vilhena no próximo domingo.

*********
É a primeira de duas partidas pela decisão do campeonato rondoniense de futebol.
*******
Segunda feira as arquibancadas voltam a ser montadas no Parque dos Tanques local onde vai acontecer a XXXIV Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbá – Arraial For do Maracujá.

********
Por falar nisso, se você quer atuar como jurado de Quadrilha e Boi Bumbá, deve comparecer ao Parque dos Tanques e providenciar a inscrição. É responder um questionário, se for aprovado, passará pelo crivo dos dirigentes de grupos e se passar, vai ser jurado no Flor do Maracujá. “Facim”!

Nenhum comentário: