segunda-feira, 29 de junho de 2015

Lenha na Fogueira - 30.06.15

Amanhã será aberta da XXXIV Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás – Arraial Flor do Maracujá desta feita, nossa maior festa folclórica volta a acontecer no Parque dos Tanques local que ficou conhecido como Expovel.

********
Por mais que a equipe da Federon se esforçasse para ver o Arraial acontecer no mês de junho, a burocracia mais uma vez impediu.

********
Acontece que apesar da administração do Flor do Maracujá ser de responsabilidade da Federon, o governo participa, se responsabilizando pela contratação da estrutura de arquibancada, sonorização, iluminação e tendas.

********
E como a Secel só se acordou para o acontecimento no mês de maio, não foi possível realizar em tempo hábil a contratação da empresa que montaria a estrutura.

*******
Não deu tempo de realizar a licitação, ou pregão como foi o caso do Flor do Maracujá.

*******
E mais, quando tudo estava dentro dos conformes, no dia do Pregão, descobriu-se que uma das empresas não estava legal, aí o Pregão foi cancelado.

*******
Aí meu irmão “Inez já era morta”, foi um tal de corre corre dentro da Secel, com o objetivo de sanar o problema o que aconteceu.

*******
Com toda essa confusão e vendo que não daria tempo da empresa montar a estrutura em tempo hábil, a direção da Federon optou por adiar a abertura do Flor do Maracujá que estava marcada para o dia 17 de junho, para o dia 1° de julho.

********
Não é fácil colocar para funcionar um evento do porte do Arraial Flor do Maracujá. A direção da Federon e aqui quero enaltecer o trabalho da diretoria que tem a frente o presidente Fernando Rocha, na secretaria a incansável Mary Cyane, Severino Castro, Rodrigo, Joãozinho e alguns outros incansáveis colaboradores, como é o caso do Soró.
*********
E tem o Denis Carvalho que é o responsável pela produção, quer dizer, o cara que corre atrás de liberar toda a documentação perante os órgãos de segurança, vigilância sanitária e todos que de uma maneira ou de outro têm a ver com a realização de eventos de grande porte.

********
É despesa que não acaba mais. A grana que a Funcultural vai repassar para os grupos folclóricos não chega nem perto do montante de impostos que a Federon tem que recolher aos diversos órgãos públicos federal, estadual e municipal. O governo dá com uma mão e tira com a outra.

********
Se formos colocar na “balança” quem ganha mais em se falando de finanças, com a realização do Flor do Maracujá, sem sombra de dúvida é o governo. Principalmente a prefeitura.
********
Basta lembrar que tudo tem que contar com a licença da prefeitura, cada barraca precisa pagar a taxa do alvará de funcionamento e a taxa da vigilância sanitária. Paga para a Cia de Energia instalar a rede na barraca.

********
Além disso, a Federon também paga pelo alvará de funcionamento do Arraial como um todo, além de ter que fazer seguro para garantir a estrutura caso algum fenômeno da natureza venha acontecer.

********
No Arraial do ano passado aconteceu aquele temporal que derrubou a cobertura dos camarotes, lembram!
*********
Tem a taxa do Corpo de Bombeiros Militar e a contratação de uma empresa de segurança particular para atuar dentro do Arraial.

********
Isso sem falar na contratação de ônibus para transportar os integrantes dos grupos folclóricos e de forró que vão se apresentar na festa.

********
A Funcultural vai repassar R$ 500 Mil para ser rateado entre mais de quarenta grupos e a Federon está proporcionando à prefeitura quase Hum Milhão de arrecadação.
*********
É assim que se faz cultura em Porto Velho!

Nenhum comentário: