sábado, 6 de junho de 2015

Dis-Farsa e o projeto Canção Energia Escola

Quarta feira dia 3, véspera do feriado de Corpus Christi, fui dar uma volta pela periferia de Porto Velho e em dado momento, estava na Linha Progresso um setor chacareiro que fica pra dentro do bairro Ulisses Guimarães. De repente escuto sons de acordes de violão vindo de dentro de uma casa e quando me aproximo, encontro o músico Bosco que estou acostumado a ver todas as sextas feiras, tocando saxofone na Fina Flor do Samba no Mercado Cultural. Ali ele estava dando aula de violão para um bocado de jovens e o que eu pensava que era apenas uma casa, na realidade, é a Escola Rural Progresso. Perguntei ao Bosco que projeto era aquele e ele me disse que se tratava de um Projeto coordenado pelo Grupo Teatral Dis-Farsa que é dirigido pelo Ruymar.

Procuramos o Ruymar e ele nos explicou como seu Grupo Teatral assumiu a coordenação do Projeto Canção@Energia.Escola. O GTDF – Grupo Teatral Diz-Farsa em parceria com a Eletrobrás Distribuição Rondônia executam o Projeto Canção@Energia.Escola, na Escola Municipal Progresso, localizada no bairro Ulisses Guimarães – Linha Rural Progresso km 2, através de um Programa Educacional/Musical, (os alunos tem aula de violão, coral e flauta) cujo objetivo é desenvolver ações visando à formação e difusão de uma cultura de conservação e uso racional da energia elétrica junto ao público escolar. A proposta é que, através da música e suas ferramentas, oportunizar aos alunos, professores, servidores, pais e comunidade, para o consumo eficiente de energia. 
Além do material didático como: cartilhas, música, composição, paródia, protótipo de uma residência padrão, palestras e visita à Eletrobrás Distribuição Rondônia. O projeto pretende oportunizar a construção da cidadania, através da inclusão da música e suas práticas na escola. Para a execução deste projeto, contamos com o apoio da diretora da escola Ediane Lopes dos Santos, assim como os demais funcionários e técnicos da instituição; dos representantes da Eletrobrás Distribuição Rondônia: Rita de Cássia Lopes Mendes, idealizadora do projeto e Marcio Ferreira, Gerente de Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental Interino; e a equipe técnica GTDF formada por Solimara Nunes, monitora; João Bosco e Otávio Fernandes, instrutores de música; e Luiz Gonzaga, auxiliar administrativo. De acordo com Ruymar Pereira, consultor do GTDF, a parceria da Eletrobrás não se limita ao aspecto dos recursos financeiros, mas é importante por trazer aos jovens a discussão de temas atuais e necessários à sociedade, que vão tratar também de questões ambientais e do consumo consciente da energia elétrica.

Por que no setor Rural

A gente observa que a responsabilidade social não pode partir apenas dos grandes centros urbanos, também dentro da cidade existem locais que necessitam deste conhecimento. Pensando nisso, resolvemos focar o público alvo que realmente tivesse essa necessidade. Isso é responsabilidade social, não é só buscar as pessoas no local de fácil acesso, tem que ir também onde o povo estar. A necessidade na Escola Progresso na Linha Progresso que é na Zona Rural e faz parte da cidade de Porto Velho. É uma comunidade carente, que necessita de ter outros meios se não vamos perder essas crianças para as questões de risco da sociedade. Para que isso não aconteça, a gente propõe essa situação extraclasse onde o aluno tem a oportunidade de estar desenvolvendo essas aulas e ele vai, com certeza, ser um melhor cidadão e principalmente aprendendo sobre a eficiência energética, aprendendo sobre música, faz com que ele se torne cada vez mais uma pessoa melhor para a sociedade e para sua família. Esclarece Ruymar.

Nenhum comentário: