segunda-feira, 29 de junho de 2015

Caprichoso é o campeão do Festival de Parintins

Parintins - O Boi-Bumbá Caprichoso é o campeão do 50° Festival Folclórico de Paritins. O Touro Negro venceu o Garantido por 1254,3 contra 1241,8, em uma apuração recheada de polêmicas.
O Caprichoso, na opinião dos jurados, foi o vencedor nas três noites de festa. Na primeira, do dia 26, quando teve sua evolução bastante prejudicada pela chuva, o Caprichoso totalizou uma pontuação de 418,3 contra 417,4 do Garantido. O Caprichoso venceu inclusive no item Ritual, que sequer foi apresentado na arena, no qual obteve duas notas 10. Os fiscais do Garantido, presentes à mesa no momento, acusaram os jurados de favorecimento, mas o presidente da comissão julgadora afirmou apenas que os critérios eram subjetivos e que não poderia se posicionar sobre eles.
Na segunda noite, a vantagem do Caprichoso foi ainda maior. O Azul e Branco venceu por 416,5 a 413, 9. Na terceira e última noite, o Caprichoso obteve 419,5, contra 410,5.

Antes da apuração, o Garantido apresentou um pedido de anulação de todas as notas do Festival de Parintins, alegando que a credibilidade da apuração estava prejudicada por conta de um áudio, divulgado no domingo, que mostrava uma conversa atribuída a duas pessoas ligadas ao Caprichoso na qual era discutido um posicionamento dos jurados favorável ao Caprichoso. O pedido, no entanto, negado pela comissão organizadora, o que gerou protestos do Garantido.
O presidente do Caprichoso, Joilto Azêdo, deixou por menos as polêmicas levantadas pelo bumbá adversário. "Se o Garantido quiser, que vá buscar na Justiça o título", afirmou o presidente, que ressaltou o espírito de superação do Caprichoso para buscar o título e citou a chuva da primeira noite como fundamental. "Esse título vai ficar marcado na história do Caprichoso. A chuva de sábado impulsionou nossos artistas a darem o máximo no sábado e domingo. Foi o título da superação", afirmou o presidente. 
Já o presidente do Garantido lamentou o resultado e atacou o dirigente do Caprichoso. "Se eu fosse presidente do contrário, teria vergonha de comemorar esse título", afirmou ele, dizendo que pretende, junto à Comissão Organizadora do Festival, propor uma revisão no regulamento do festival para o próximo ano. "O regulamento está muito defasado e as pessoas estão se aproveitando dele", destacou o presidente, que ao receber o troféu de vice-campeão, tampou a palavra vice com um esparadrapo, 'criando' um 'campeão alternativo' ao festival.

Nenhum comentário: