quarta-feira, 17 de julho de 2019

TÍTULO - Escola de Samba os Diplomatas Agora é Patrimônio Imaterial

A diretoria e todos os simpatizantes da mais antiga escola de samba de Porto Velho a Diplomatas do Samba receberam com muita alegria, a noticia de que o Projeto de Lei que transforma a entidade em Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial apresentado pelo vereador Aleks Palitot foi aprovado pela maioria dos vereadores da capital de Rondônia durante seção que aconteceu na tarde da última terça feira.
HISTÓRIA
A Diplomatas do Samba nasceu no dia 4 de novembro de 1958, na residência da família carnavalesca de Valério e Adelaide (dona Jóia) Souza, a Rua Joaquim Nabuco sub esquina com a Almirante Barroso. Presentes os foliões Waldemir Pinheiro da Silva (Bainha), Antônio Chagas Campo (Cabeleira), Ricardo Souza (filho de Valério e Jóia) que convidaram o senhor Tário de Almeida Café para assumir como primeiro presidente da agremiação criada.
Almeida Café condicionou que só assumiria a presidência, se os fundadores concordassem que o nome da escola de samba fosse “Prova de Fogo” no que foi atendido. Logo após o desfile da escola de samba Prova de Fogo no carnaval de 1960, a escola recebeu a adesão do paraense Augustinho mais conhecido como Bizigudo, que sugeriu a troca do nome para “Universidade dos Diplomatas do Samba”, o que foi aprovado. Já em 1964, Bainha sugeriu que a escola adotasse o nome que permanece até os dias de hoje “Escola de Samba Os Diplomatas”. Detentora do título de campeã de vários carnavais a Diplomatas tem orgulho em ser a campeã do primeiro carnaval de Rondônia Estado, no carnaval de 1982.
Hoje tendo na presidência o engenheiro civil Jair Monteiro reúne seus brincantes e simpatizantes na Praça São José no bairro Mocambo, onde sob o comanda dos seus mestres, oferece “Oficina de formação de ritmistas de escola de samba”.
A diretoria da vermelho e branca postou nas redes sociais, agradecimentos especiais ao vereador Aleks Palitot e todos os que votaram pela aprovação do |Projeto, que transformou a escola de samba em Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Município de Porto Velho. 

Nenhum comentário: