terça-feira, 2 de julho de 2019

PARINTINS - Comissão julgadora do Festival condena o 'Black Face'


Durante a apuração do 54ª Festival Folclórico de Parintins, Maurício Tadeu, presidente da Comissão dos Jurados, leu um texto em nome dos avaliadores no qual eles agradecem a acolhida em Parintins. No entanto, a comissão criticou o que atribuiu de black face (pessoas brancas que se pintam para parecer negros), expediente mais uma vez utilizado pelos bumbás na edição que terminou com o 32º título do Boi Garantido.
"Nesse Festival tudo extravasa, sem demagogia. Agradecemos a colaboração de todos. A comissão saúda os bois pela beleza e grandiosidade deste que é um dos mais belos festivais do mundo. O evento dá um passo à frente contra a injustiça e pelos direitos humanos. Somos contra o Black Face de pessoas que se pintam de negros, no caso de Caritina e Pai Francisco. São tratados de forma caricata e limpando lixo", comentou o jurado.
Penalidades

Conforme avaliação da Comissão de Jurados com base no regulamento, ambas as associações perderam 1 décimo de pontuação no primeiro dia de apresentações - o Garantido por permitir a entrada de um músico antes do tempo permitido de apresentação, e o Caprichoso por manter um integrante na Arena depois do permitido. Com uma diferença de oito décimos (0,8), o bumbá da Baixa do São José somou 1.258,4 pontos contra 1.257,6 do Boi Caprichoso.

Nenhum comentário: