terça-feira, 16 de julho de 2019

Lenha na Fogueira - 17.07.19


Senhores da cultura hoje (ontem) estará sendo votado uma lei de autoria do vereador professor Alex onde será de grande valia para o Flor do Maracujá, então solicito que os presidentes estejam hoje à tarde a partir das 15 horas, essa lei tem tudo haver com o nosso colaborador professor Marcos Teixeira, que solicitou ao nobre vereador e fomos atendido. Espero vocês lá na Câmara Municipal, não esqueçam que foi lá que o martelo foi batido.
***********
O vice-presidente da Federon postou no grupo da Federação, contestando a autoria do Projeto apresentado pelo vereador que transforma o Flor do Maracujá em Patrimônio Cultural Imaterial de Porto Velho. O texto acima postado pelo presidente da Federon diz que quem solicitou a apresentação do Projeto de Lei ao vereador, foi o professor Marco Teixeira. Aí vem o vice presidente da Federon e diz que foi ele quem passou o Projeto ao Fernanando.
**********
Ora meus amigos, o mais importante disso tudo, é o vereador conseguir aprovar o Projeto e transforma-lo em Lei e pronto.
**********
Essa “briguinha” de EGO não leva a nada, até porque, nós, seres humanos comuns (quer dizer não políticos), não temos como ver, um Projeto aprovado pelos políticos, sejam vereadores, deputados estaduais ou federais. O mais que conseguiremos é ver o nome citado na hora do discurso da apresentação do Projeto aos demais pares, seja vereadores ou deputados. Depois disso a O Projeto passa a ser tratado como propositura do político que o apresentou.
**********
Temos apenas que festejar, caso o Projeto seja aprovado e agradecer, por contarmos com um vereador como o professor Alex Palitot que teve a vontade de apresenta-lo para aprovação ou não.
**********
O resto é questão de Ego, coisa que fica para aqueles que não tem realmente compromisso com a cultura da sua cidade, município ou estado. Só olham para o próprio umbigo.
**********
Apesar de não ter ideia formada, sobre qual a vantagem de ter um bem, transformado em patrimônio cultural imaterial. Devemos festejar caso o vereador consiga aprovar o Projeto, que transforma o Arraial Flor do Maracujá em Patrimônio Cultural e Imaterial da cidade ou do município de Porto Velho.
**********
Mesmo sabendo que os grupos folclóricos que se apresentam no Flor do Maracujá, não vão ganhar nada, em se tratando de recursos financeiros, para suas apresentações no Arraial.
**********
Basta lembrar que o que está sendo tombado é o Arraial Flor do Maracujá e não os Grupos Folclóricos que se apresentam no Flor do Maracujá.
**********
O interessante seria reconhecer o estilo de dançar quadrilha pelos grupos da cidade ou município de Porto Velho. Seria reconhecer o estilo da brincadeira de Boi Bumbá dos grupos da cidade ou município de Porto Velho.
**********
Você Sabia que o estilo das nossas quadrilhas juninas se apresentarem é único no Brasil? Só nós, temos os personagens; Seringueiro e Caçador; Velho e Velha e até o Cangaço.
**********
Você sabia que o personagem BICHO FOLHARAL só existe na brincadeira de Boi Bumbá de Porto Velho, nem mesmo em Guajará Mirim esse personagem faz parte da brincadeira.
***********
Então, em minhá opinião, esses personagens é que deveriam ser transformado em PATRIMÔNIO IMATERIAL DA CIDADE OU MUNICIPIO DE PORTO VELHO.
**********
Daqui uns dias, entra um governo que, por não gostar de dança folclórica, não realize o Arraial Flor do Maracujá e aí quero ver quem é que vai fazê-lo voltar atrás, porque o Arraial é Patrimônio Imaterial.
**********
Pra não ficar apenas nesse questionamento. Fui informado que devido à falta da apresentação de uma PRESTAÇÃO DE CONTAS.
**********
Um grupo folclórico considerado grande pode ficar fora do Flor do Maracujá este ano.

Nenhum comentário: