quinta-feira, 18 de julho de 2019

Lenha na Fogueira - 19.07.19


De hoje a oito dias, começa a 38ª Edição do Arraial Flor do Maracujá. Na realidade, quem está completando 38 anos de existência, é a Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás, que aconteceu pela primeira vez (com esse nome), em junho de 1982, na quadra de esportes do Colégio Rio Branco no bairro Nossa Senhora das Graças.
*********
O Arraial Flor do Maracujá só aconteceu no ano seguinte, ou seja, em 1983, justamente ao lado do Ginásio Claudio Coutinho no bairro Caiari.
**********
Como o brasileiro tem a mania de reduzir o nome dos eventos, o que nasceu como Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás passou a ser chamado de Arraial Flor do Maracujá.
**********
Este ano, sem que a maioria dos envolvidos no evento perceba, a festa está sendo dividida entre duas entidades.
**********
Sejucel e Federon – A Sejucel é a responsável pela realização do Arraial Flor do Maracujá enquanto a Federon é a responsável pela Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás.
**********
Acontece que tudo que diz respeito à montagem e organização das Barracas, Parque de Diversão e Estacionamento, está sob a coordenação da equipe da Sejucel que tem a frente o superintendente Jobson Bandeira.
**********
Já a organização das apresentações que fazem parte da Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás, tais como Regulamento das apresentações dos grupos folclóricos, tipo coordenação de Concentração, Apresentação na Arena, Dispersão, e retirada das alegorias e cenários, está sob a responsabilidade da Federon, inclusive, a seleção das pessoas que vão atuar como JULGADORES das apresentações.
**********
Podemos dizer, que a Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás passou a acontecer desde 1983, no Arraial Flor do Maracujá.
**********
Ao contrário do que está acontecendo este ano, por alguns anos o Arraial Flor do Maracujá foi administrado por uma entidade que tinha CNPJ próprio no caso, a Associação dos Funcionários da Secet – Secretaria de Cultura Esporte e Turismo. Que podia comercializar os espaços para montagem das barracas, parque de diversão e exclusividade da marca de cerveja que por alguns anos foi da Cerpa.
**********
Este ano, sem querer, as coisas se inverteram, pois, a Sejucel ficou com a parte da administração do Arraial Flor do Maracujá e a Federon com a organização da Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás.
**********
É complicado, mas, é assim que está acontecendo. É como diz o dito popular: “Dois bicudos não se beijam!”.
**********
As duas entidades estão realizando uma festa, que daqui a oito (8) dias, vai acontecer num mesmo espaço e local porém, cada uma fica pro seu lado.
**********
Espero que na hora “H”, não baixe o “Piti” entre os responsáveis pelas duas festas em uma.
*********
O mais legal disso tudo, é que pelo visto, tanto a Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás como Arraial Flor do Maracujá serão sucesso.;
**********
Para isso o governo estadual não está medindo esforços. A publicidade sobre o evento está ótima.
**********
Outra coisa que vai garantir o sucesso da festa, é que os grupos folclóricos, tanto de Quadrilhas e Bois estão fazendo das tripas, coração, pelo visual de suas indumentárias e alegorias.
**********
Quem frequenta os bastidores dos grupos folclóricos (como a gente), pode ver que o visual das apresentações vai ser das melhores dos últimos tempos.
*********
Até curso para JULGADORES está sendo ministrado pela FEDERON. O responsável pela formação dos julgadores, é, nada mais, nada menos que o catedrático e respeitadíssimo professor Marco Teixeira.
**********
Pra não ficar apenas no folclore. Hoje a escola de samba Acadêmicos da Zona Leste realiza Workshop – Escola de Samba: Tradição, Planejamento e Gestão Pública a partir das 15 horas no Teatro Banzeiros.

Nenhum comentário: