quarta-feira, 3 de julho de 2019

Lenha na Fogueira - 04.07.19


Por alguns dias vamos ficar sem as apresentações folclóricas. Acontece que o Circuito Junino, em virtude da mudança da data de inicio do Flor do Maracujá, deu uma parada e só volta com a realização dos arraiais comunitários, no mês de agosto.
**********
Apesar de que, neste final de semana, contarmos com a realização de quatro eventos, que podem ser considerados como Arraial.
**********
A Festa do Sertão Nordestino que começou ontem dia 3, e vai até domingo, na Jorge Teixeira, no espaço entre a Havan e a Eucatur.
**********
Ali você vai encontrar a culinária nordestina em sua essência. Vai provar a verdadeira “Buchada de Bode”, a Rapadura que vem direta do Ceará para a feira, além de vários pratos típicos do Nordeste.
**********
E tem a parte de shows que acontecem todas as noites, com muita música gospel e forró pede serra. Na Festa do Sertão Nordestino só não se encontra bebida alcoólica.
**********

Arraial da Praça CEU que começa sexta feira dia 5, e termina no sábado dia 6, com muita música ao vivo e apresentação de danças folclóricas e juninas. A praça CEU fica na rua Antônio Fraga Moreira – Zona Leste.
***********
Teremos também a 3ª Festa Junina – Arriá Caiari que vai acontecer nos dias 6 e 7 na praça das Caixas D’água no bairro Caiari, com venda de comidas típicas, parque de diversão, apresentação de boi bumbá e grupo de quadrilha (profissional) e quadrilha improvisada (a melhor). É claro que a entra é franca. Antigamente esse evento era conhecido como “Arraial do Lambe Sal” e era coordenado pela família Corbim/Caula.
**********
O outro evento que vai acontecer ou pelo menos começar este mês é o Arraial Flor do Maracujá marcado para começar no dia 26. Aí serão outros quinhentos.
**********
Por falar nisso, após o Festival de Parintins nossos grupos de bumbás estão se preparando a todo vapor para o Flor do Maracujá.
**********
Integrantes das diretorias dos bumbás Diamante Negro, Marronzinho, Prova de Fogo que foram a Parintins com o propósito de trazer o possível de conhecimento a respeito das apresentações para aplicar em seus grupos em Porto Velho, estão de volta.
**********
Com certeza esses diretores vão desembarcar em Porto Velho trazendo material os mais diversos para aplicarem nas indumentárias de seus itens e quem sabe, até trazendo indumentárias completas.
**********
O Mestre da Marujada de Guerra do Diamante Negro Hudson Guedes com certeza vem com novidades para sua Marujada.
*********
O João do Prova do Fogo deve ter aproveitado para estudar as coreografias de Garantido e Caprichoso para ensaiar a Tribo Waitku Mayakan e o Prova de Fogo.
**********
O Artesão figurinista do Marronzinho Leandro inclusive confeccionou indumentárias para alguns itens s dos bois da Ilha Tupinambarana que foram utilizadas nos ensaios dos bumbás e com certeza vai trazer mais novidades para a apresentação do Marronzinho.
**********
É preciso lembrara que a disputa entre os grupos de bois bumbás este ano, será mais do que acirrada. Acontece que agora existe o decesso entre os bumbás do Flor do Maracujá.
**********
Dos cinco que vão disputar pelo Grupo Especial, dois serão rebaixados para o Grupo de Acesso. Isso quer dizer que apenas três continuarão no Grupo Especial em 2020.
**********
O pior é que no Grupo Especial este ano, só tem Grupo considerado de Ponta - Az de Ouro, Diamante Negro, Corre Campo, Manhoso e Marronzinho.
**********
Dois desses cairão para o Acesso em 2020. Por isso posso garantir que a disputa entre os bumbás será mais que acirrada no Flor do Maracujá 2019.
**********
No meu caso! “Eu vou chamar Corre Campo, do jeito que deve ser, galera da arquibancada agita a bandeira encarnada, porque nosso boi vai vencer”.

Nenhum comentário: