segunda-feira, 22 de julho de 2019

Lenha na Fogueira - 23.07.19


As barrancas de terras caídas, faz barrento o nosso Rio Mar. Amazonas rio da minha vida, imagem tão linda, que meu Deus criou. Fez o céu, a mata e a terra, uniu os caboclos, construiu amor. Bate forte o tambor, eu quero é tic tic tic tic tá.
*********
Essa toada foi a responsável pelo sucesso do Festival de Parintins. Gravada pelo grupo “Carrapicho” cujo cantor principal era o Zezinho. A música estourou primeiro na Europa (França) e daí pra frente, o que era apenas uma festa folclórica regional, se transformou em nacional e internacional.
***********
Postei essa letra, apenas para me reportar, sobre o desmoronamento das BARRANCAS do Rio Madeira em frente à cidade de Porto Velho, justamente onde a empresa Santo Antônio Energia está trabalhando no ENROCAMENTO (MURO DE CONTENÇÃO), entre o Porto do Cai N’água e o Porto da Enaro, em especial, no perímetro que envolve os galpões da Madeira Mamoré (onde funcionou o CIBEC) e os ARMAZENS 1 e 2 e o Plano Inclinado.
***********
Essa obra, segundo o que foi divulgado à época da assinatura do acordo, era para começar no dia 1º de outubro de 2018. Em março deste ano (2019) a revitalização do Complexo começaria. Como isolaram toda a área em apreço desde o começo do ano, ninguém sabe realmente como está à obra da revitalização.
**********
O que todo mundo soube desde domingo passado (21), foi que o tal de ENRONCAMEMNTO desmoronou e o que é pior, levou o barranco que ficava pertinho do Dick, que servia de mirante até bem pouco tempo. Os galpões do antigo CIBEC e os Armazéns 1 e 2 mais o galpão do Plano Inclinado, agora estão bem na beirinha do rio.
**********
Apesar de não entender nada sobre engenharia, teimo em dizer, que o que aconteceu e está acontecendo com o ENRONCAMENTO, é uma tragédia anunciada.
**********
Não faz muito tempo, o Banzeiro causado pela abertura das turbinas da hidrelétrica, praticamente levaram as casas que formavam o bairro do Triângulo para o fundo do rio Madeira.
**********
Aí a empresa e seus “Engenheiros”, achou por bem, fazer o ENROCAMENTO da beira do rio Madeira entre o perímetro que vai do Bueiro ao lado do Mercado do Peixe até as proximidades de Santo Antônio.
***********
Não demorou muito e foi tudo por água abaixo. Vai lá ver se encontra alguma daquelas pedras colocadas à época. Inclusive, em um dos desmoronamentos, um bocado de carretas que estavam descarregando num Porto, foram pro fundo do rio.
**********
Égua macho! Será que os “engenheiros”, não viram que esse estilo de Muro de Contenção não daria certo. Com certeza, se tivessem analisado o que havia provocado o desmoronamento nas Barrancas do bairro Triângulo, não recomendariam a mesma prática, em frente ao complexo da Madeira Mamoré.
***********
Esses caras deveriam procurar saber, como foi que fizeram o Muro de Contenção que fica em frente à cidade de Humaitá (AM), ali, a TERRA CAÍDA estava para levar pro fundo do rio Madeira a Igreja Catedral.
**********
Tomaram providencias e hoje, a Beira do Rio ou Barrancas do Madeira, fica bem distante da Igreja Matriz de Humaitá.
***********
Com certeza, em Humaitá, os engenheiros responsáveis pela construção do muro que hoje é chamado de CALÇADÃO DA IGREJA, utilizaram uma técnica de vergonha. Acho que concretaram desde o fundo do rio.
**********
Aqui, os engenheiros optaram por jogar pedra dentro do rio e pronto e mais, as pedras deveriam ser colocadas no período da SECA (ou estiagem) do Rio Madeira. É só dar uma olhada nas fotos publicadas após o desmoronamento de domingo 21, para ver que as pedras não atingem nem HUM METRO de profundidade.
***********
Se continuarem colocando pedra desse jeito, muito em breve, o BARRANCO do MADEIRA estará na Avenida FARQUAR.
**********
Deus nos livre desses engenheiros!

Nenhum comentário: