segunda-feira, 15 de julho de 2019

Lenha na Fogueira - 16.07.19


Dez dias para o inicio do maior evento cultural de Porto Velho, estou me referindo ao início do Arraial Flor do Maracujá, que deve começar sexta feira dia 26.
***********
Os preparativos estão de vento em popa, ainda ontem o superintendente da Sejucel Jobson Bandeira, esteve visitando os ateliês dos artesãos que se comprometeram a produzir os enfeites que irão decorar toda a área do Parque dos Tanques durante os dez dias de festa.
**********
A prefeitura tá com a equipe da Semusb providenciando a limpeza, enquanto a Federon, abriu o Curso de Jurados.
**********
Depois que parte da grana foi repassada aos grupos folclóricos, as quadras de ensaios, ficam lotadas todas as noites.
**********
Tem grupo de quadrilha convidando para a apresentação de suas indumentárias nova, que deve acontecer durante feijoada que será servida no próximo dia 20. É a junina JUABP.
***********
Quem está muito calada este ano, é Rádio Farol do Severino Castro, dizem as ‘Matildes’, que a Furacão do Norte está se preparando na maior encolha, la na rua Jamari o que se ver, é o movimento de trabalhadores do tipo soldador, carpinteiro, decorador e outros babados mais.
**********
A história do Egito é o tema da quadrilha que revolucionou o estilo da dança caipira em Porto Velho e hoje, é a maior vencedora do Flor do Maracujá.
**********
Por outro lado e aberta para quem quiser ver e analisar, a Girassol está com sua equipe de artesãos soldadores, carpinteiros, decoradores e aderecistas, montando as alegorias e cenários para o tema “As Sete Trombetas”, em frente à sede da escola de samba Acadêmicos do São João Batista no Parque dos Tanques, ao ar livre para quem quiser ver.
***********
Creio que ainda durante esta semana, outros grupos folclóricos ocuparão o espaço destinado à dispersão no Parque dos Tanques, para começar a confeccionar suas alegorias e cenários.
***********
Por falar nisso, fui informado de que o Bumbá Mirim Mancha Negra não vai se apresentar no Flor do Maracujá deste ano.
**********
Na realidade quem me confidenciou essa informação, foi a presidente do Grupo professora Simone Guedes.
**********
Isso quer dizer, que apenas dois bumbás mirins vão se apresentar no Flor do Maracujá este ano: Veludinho e Estrelinha.
*********
E mais, a grana que seria repassada ao Mancha Negra de acordo com o Estatuto da Federon terá que ser repassada para os dois bois mirins.
*********
A Simone quer que o dinheiro que seria do seu boi, fosse repassado aos bumbás do Grupo de Acesso.
*********
O mesmo problema, está acontecendo com os grupos de quadrilhas, já que um grupo solicitou licença. Os grupos de acesso na categoria quadrilha junina, querem que a Federon rateie esse valor, com eles, porém, o Estatuto da Federação diz que o dinheiro deve ser rateado entre todos do grupo Especial.
***********
O presidente Fernando Rocha convocou uma reunião (de consulta) para ontem à noite. A pauta era justamente sobre o repasse desses recursos para os grupo de acesso.
***********
Lembrando que pelo estatuto e pelo regimento interno da Federon o valor quando um grupo desiste de se apresentar, deve ser dividido entre os grupos da categoria do grupo desistente. Porém é conversando que a gente se entende.
***********
Por falar em festa folclórica. O festival Folclórico de Nazaré está batendo na porta. Começa na próxima sexta feira dia 19 e vai até domingo dia 21, no Distrito de Nazaré entre os distritos de São Carlos e Calama no Baixo Rio Madeira.
***********
Desde ontem, barcos saem do Porto do Cai N’água rumo a Nazaré. As saídas são em vários horários. É Barco Recreio e Lancha Expressa. Agenda essa festa que é uma das melhores da nossa região.
**********
Vamos aplaudir o Boi Curumim e a dança do Seringando, lá em Nazaré!

Nenhum comentário: