sexta-feira, 19 de julho de 2019

Lenha na Fogueira - 20.07.19


A estrutura do Arraial Flor do Maracujá já começou a ser montada. As tendas onde serão instaladas as barracas dos ambulantes e restaurantes já estão armadas, assim como parte das arquibancadas.
**********
O negócio já diferente dos anos anteriores, até 2018, os chamados vendedores ambulantes montavam seus negócios em barracas armadas pela distribuidora de cerveja patrocinadora do evento.
**********
As chamadas tendas, eram destinadas as barracas chamadas de restaurante e as pastelarias grandes, as demais eram todas por conta da cervejaria.
**********
Este ano todos ficaram abrigados pelas tendas brancas, muito mais bonitas. Todas já estão mo0ntadas no Parque dos Tanques, aguardando a instalação de energia elétrica, encanação hidráulica, pias e escoamento de água.
*********
Tá realmente ficando muito bonito o 38º Arraial Flor do Maracujá.
**********
Enquanto isso, a cada dia que passa, as alegorias dos grupos folclóricos crescem, no pátio do Parque dos Tanques. É cada uma mais impressionante que a outra.
**********
O mais legal, é que não tem como esconder uma da outra, quer dizer, todo mundo sabe o que o outro está fazendo.
**********
A diferença só será notada no dia da apresentação, quando os decoradores entram em cena e transformam o que era apenas ferro, em um visual muito bacana. Aí é por conta de quem entende mais de decoração “carnavalesca”.
***********
Quer conferir o que estou dizendo, vai a Cidade da Cultura no Parque dos Tanques a qualquer hora do dia e confere.
**********
Apenas matar a curiosidade de alguns: Juabp, Jucadiro, Nova Junina do Orgulho, Boi Marronzinho, Girassol das Três Marias são os grupos que já estão trabalhando a confecção de suas alegorias no Parque dos Tanques.
**********
Por outro lado a equipe do professor Marco Teixeira capricha nas aulas do curso de julgadores que deve acontecer até a próxima terça feira. Quarta feira será a tal de sabatina entre os jurados e os dirigentes dos grupos folclóricos.
**********
Apenas um impasse entre os grupos de Bois Bumbás. Acontece que quando criaram a categoria Grupo de Acesso existiam filiados Nove Grupos de Bumbás
**********
E o Regulamento do festival passado condicionou que desses, quatro cairiam para formar o Grupo de Acesso. Assim foram para o Grupo de Acesso, os bumbás:

**********
Teimoso, Tira Teima, Estrela de Fogo e Vencedor. No dia que aco0nteceu a reunião para se discutir o Regulamento do Flor do Maracujá 2019, o presidente do Boi Vencedor artesão conhecido como Bomba apresentou requerimento solicitando o afastamento do seu grupo do Arraial deste ano. Sobram TRES bumbás no grupo de Acesso.

**********
Agora tão falando que o Boi Teimoso também não vai se apresentar. Devo esclarecer que essa informação, carece de confirmação da direção da Federon, pois até ontem a direção do Teimoso não havia entrado com nenhum documento solicitando licenciamento do Arraial deste ano. Portanto é apenas especulação a ausência do bumbá no Arraial deste ano.
**********
De qualquer maneira ontem alguns grupos de bumbás começaram a questionar a existência do Grupo de Acesso, já que caso se confirme o afastamento do Teimoso, apenas dois bois irão se apresentar pelo |Grupo de Acesso o que garante suas presenças no grupo especial do próximo ano.
**********
E aí ficariam apenas dois bois, e sempre os dois que caírem terão a certeza que subirão no próximo festival o que em min há opinião não legal.
*********
O correto é condicionar a existência do Grupo de Acesso, caso existiam no mínimo TRES Grupos na categoria.
**********
Isso quer dizer que em 2020 não existirá o Grupo de Acesso.
**********
Acontece que alguns grupos solicitaram reunião extraordinária com a direção da Federon para sugeri que este ano caia apenas um Grupo de Bumbá para o Acesso. Não sei não!

Nenhum comentário: