quinta-feira, 4 de julho de 2019

CARNAVAL 2020 - Triângulo, o braço do violão no carnaval do Asfaltão - Enredo


A comunidade carnavalesca de Porto Velho vai se encontrar na tarde/noite desta sexta feira 5 de julho, no Porto do Cai N’água no Mercado do Peixe.
A escola Asfaltãio vai colocar na passarela do samba em 2010, o enredo “Triângulo, o braço do violão no carnaval do Asfaltão” uma pesquisa do Altair dos Santos Lopes – Tatá e do compositor Oscar Dias Knightz.
Seguindo o que foi estabelecido no Planemento da Agremiação, realizado no mês de março deste ano, nesta sexta feira, dia 5 de julho, a Escola fará o lançamento oficial de seu tema. Neste mesmo ato, entregará a sinopse aos componentes da Ala de compositores e convidados.

SOBRE O TEMA

O passado histórico é mesmo uma reverberante canção longínqua, interminável, que até silencia, mas não cala jamais... Coisas da psicoacústica, dos fatores e características físicas e temporais do som e seus efeitos. Essa história começou quando ainda meninos, moleques levados, a andarmos sobre os trilhos e dormentes desde a estação da EFMM até o interior do Bairro do Triângulo, onde morávamos.
A imaginação nos ofertou o definitivo carimbo na curiosidade comparativa de ver ali, naquela composição, o braço dum enorme violão deitado. Espraiou-se essa concepção quando avistamos na sinuosidade do barranco, entre o Cai N´Água e o porto da ferrovia, aquelas curvas e seus traços que nos arremetiam ao bojo e parte da caixa sonora do instrumento. E assim, nessa viagem, desde lá, até hoje e amanhã... Eis o violão!
Isso impregnado e tatuado na mente, conosco andou e anda por anos e anos até que, nos tempos atuais, daquilo tudo, fluíram inspiradores, uns versos e uma poesia, suscitadores de um tema, um enredo de carnaval. Não à toa, justo naquele berço, diariamente, boêmios, seresteiros e todos das diferentes lidas e vidas dali, faziam o ir e vir das suas rotinas como a afinar e dedilhar aquelas imaginárias e sonoras cordas históricas.
Agora, houvemos, em parceria com o atento e detalhista carnavalesco e amigo Oscar Knightz, de encampar e animar uma história, um auto de carnaval em forma de enredo para o Grêmio Recreativo Escola de Samba Asfaltão, justo externando algumas tantas minúcias daquele bairro, buscando no seu passado nem sempre tão glorioso, porém ímpar, instigante e repleto de histórias e estórias, bem como reportar-se ao seu contexto atual e vigente e, nisso tudo, folhear as elementares linhas e cifras animadoras desse pentagrama e seu decifrar.
É indissociável citar ou debulhar o rosário de existência do Bairro do Triângulo, sem que dessa feitura conste a influência marcante e determinante da Estada de Ferro Madeira Mamoré e os ecos sócio-políticos, culturais e históricos que possibilitaram ali, um efervescente e multifacetado núcleo urbano e habitacional.
O que para nós fora um paraíso (talvez nem tanto), para outros que o negavam e renegavam não passava de um cortiço. Mas alheios a isso, vivíamos ali consorciados, ao aroma que as flores exalavam, às fartas águas que banhavam, aos poetas que exaltavam e aos trens que nos levavam, compondo exatos e solenes na memória e no sentimento, uma ode sobre a vida e os viventes dali naqueles e nesses tempos, idos e atuais... (Escreveu Tatá).

CARNAVAL – 2020

Triângulo – O Braço do Violão, no Carnaval do Asfaltão.
Este encontro se dará às 17hs, onde o público presente poderá ouvir uma boa música e contemplar o mais lindo por do sol.
Sabe onde? No Porto do Cai N'Água (Mercado do Peixe) – Entrada do Bairro do Triângulo, homenageado no tema de Enredo da Escola.

Nenhum comentário: