quinta-feira, 30 de junho de 2016

Lenha na Fogueira - 1º.07.16


Quinta feira 29, a turma da redação se empanturrou de cachorro quente e refrigerante. Tudo por conta do aniversário do Rei dos Cornos o amigo do Marcelo Reis Pedro Soares presidente da Ascron.

*********
Na realidade sempre o Pedro Soares surpreende os empregados dos jornais impressos de Porto Velho com iguarias típicas. É mingau de milho (chá do burro), bolo de macaxeira, sucos diversos. Dessa vez ele trouxe cachorro quente. Parabéns Pedro Soares!

*********
O pessoal da Federação de grupos folclóricos de Rondônia – Federon, está contando os dias, para cada um colocar seu grupo nop curral de dança que vai ser montado na “Cidade da Cultura” também conhecido como Parque dos Tanques.

*********
Por falar nisso, hoje começa o Arrial do Moisés Rocha que ele colocou o nome de Flor de Lírio. O Arraial do Moisés está montado no Residencial Orgulho do Madeira nos canfundós da rua Plácido de Castro na Zona na Leste de Porto Velho.

********

O bom no Arrial Flor de Lírio é que os grupos de quadrilhas que se inscreveram, vao concorrer a premios em dinheiro. Isso quer dizer, que o bicho vai pegar. Porém, apenas as quadrilhas da Zona Leste poderão participar, pelo menos foi isso que a coordenação divulgou. Além dos grupos da Zona Leste algumas quadrilhas de outros bairros da cidade foram convidadas como a Rosa Divina por ser a quadrilha mais antiga do Flor do Maracujá e a Unidos do Palheiral por ser do município de Candeias do Jamari.

********

Só sei que depoois que o Moisés divulgou que teria premiação em dinheiro, todos os grupos estavam querendo participar, até a Rádio Farol. Não tá fácil meu irmão, qualquer valor serve para ajudar na montagem de qualquer grupo. É a crise, é a crise comentavam as bibas!

********

Conversando com um quadrilheiro, famoso e dirigentes de grupo famoso também ouvi: “Bem que a Federon poderia premiar com dinheiro os melhores do Flor do Maracujá”. Concordo em gênero número e grau.

*******

Em todos os estados brasileiros onde acontecem festivais de quadrilhas, a premiação é em dinheiro. Só aqui em Porto Velho que dão apenas um troféu de acrílico “probreee”.

*********

O certo é que o curral de dança do Flor do Maracujá já foi demarcado pelo Frank o cara que está fazendo a diferença este ano na Federon. O cara bate o escanteio e corre pra cabecear. Ele está substituindo a Mary e olha que eu pensei que fosse difícil alguém superar a Mary na organização do Flor.

********

Nenezão presidente da quadrilha Matutos do Socialista que vai homenagear a cidade onde nasci São Carlos do Jamari no Flor do Maracujá, disse que no Arraial Flor de Lírio não vai ter pra ninguém, aliás, o comentário é que vai embarcar um grupo no rumo do Vale do Guaporé (Forte Príncipe), A outra tem que voltar pra sua “Rocinha”, Enquanto umazinha tem que fazer promessa pro santo casamenteiro (Santo Antônio) e não adianta vir com esse negócio de Divina que não vai ter pra nenhuma Nova Estação.

*******

Pois é, Nenezão tá com tudo e não está proza. Isso pode ser coisa de beradero pávulo, metido a besta, só porque vai homenagear o Zekatraca no Flor do Maracujá. Vamos nessa Matutos do Socialista.

*******

As barracas do Flor do Maracujá já estão acabando. Quer vender comida típica lá. Corre pra não ficar de fora!

********

Falta só a coordenação do Arraial Flor de Lírio enviar a ordem de apresentação dos grupos de quadrilhas que estarão concorrendo ao grande prêmio, do 1° Arraial do Residencial Orgulho do Madeira, a menina dos olhos do governador Confúcio Moura depois do Abaitará!

********

Leia a matéria especial sobre o Dia Nacional do Boi Bumbá aí ao lado. Poucos sabem que o dia 30 de junho é o dia do Boi Bumbá. Parabéns pra nós boibumbazeiros!

Nenhum comentário: