terça-feira, 28 de junho de 2016

Direção do Sintero visita Rádio Falante no Orlando Freire


Uma comitiva da Direção do Sintero formada pelo presidente, Manoel Rodrigues da Silva e pelos diretores José Augusto Neto (Secretário de Imprensa e Divulgação) e Dioneida Castoldi (Secretária de Assuntos Municipais), visitou a Escola Estadual Orlando Freire, em Porto Velho.
Um dos objetivos da visita foi conhecer um projeto de sucesso dos estudantes denominado “Rádio Falante”. Os sindicalistas conheceram as instalações do projeto e até participaram da programação.
O projeto Rádio Falante Orlando Freire entrou no ar em caráter experimental no dia 10 de abril de 2010 e permaneceu em fase de testes durante um mês, período que serviu para a definição do seguimento e da atuação da “emissora”.
Durante a fase de testes também foi feita a qualificação dos alunos e dos técnicos que iriam atuar no projeto.
No dia 28 de maio de 2010 a “emissora” entrou no ar em caráter definitivo trazendo uma proposta diferente de comunicação, não só com musicas e recadinhos, mas agregando notícias e informações.
Esse seguimento – noticias e informações – chamou a atenção da coordenação regional do então projeto “Amigos da Escola”, que, capitaneado pela senhora Isabel Cristina Pivetta, realizou, em conjunto com a escola, um dia temático, evento que teve a cobertura da TV Rondônia, cujo conteúdo com imagens do projeto foi divulgado no intervalo do programa Vídeo Show, da Rede Globo.
Os idealizadores do projeto

O projeto foi idealizado por Reinaldo Ramos das Neves e teve como co-autora a professora Suely de Souza Ferreira, contando, ainda, com a colaboração do senhor Alcemir Ribeiro de Arruda.
A coordenação geral é de Reinaldo Ramos das Neves, tendo como coordenador de apoio Alcemir Ribeiro de Arruda.
Toda programação da rádio e comandada e executada pelos alunos do 8º e 9º anos, tendo sempre o acompanhamento do coordenador geral Reinaldo Ramos.
A atual equipe da rádio é composta pelos alunos Daniel Campos, Milena Silva, Ana Gabriela e Raquel Martins. A programação é elaborada pelos próprios alunos e começa com uma reunião de pauta. Após esse encontro os alunos vão para a sala de aula deixando definida a programação do dia, que é composta por informativos, entrevistas, jogos de perguntas e respostas com conteúdo educativo e momento musical.
Reconhecimento

Destaque nacional em matéria veiculada (flash nacional) pela Rede Globo de televisão no dia 28 de maio de 2010 no intervalo do programa Vídeo Show.
Destaque nacional no Jornal Hoje da Rede Globo, no dia 28 setembro de 2010, dividindo matéria com uma escola do Sul do país. .
Link via celular ao vivo de Brasília, diretamente do Ministério da Saúde, oportunidade em que foram usadas adequadamente as TIC's dentro do ambiente escolar.
Dois votos de louvor concedidos pela Assembléia Legislativa do Estado de Rondônia.
O projeto Rádio Falante foi tema de monografia do curso de jornalismo da UNIRON, em pesquisa feita pela acadêmica Carla Cristina Pereira das Neves, que obteve a nota máxima: 100 pontos.
Conquistou por cinco vezes o prêmio “Construindo a Nação”.Inúmeras matérias veiculadas tanto na mídia falada, televisionada, escrita e sites da internet.
Do pátio da escola para as ondas do radio
O projeto Rádio Falante extrapolou os muros da escola, e desde 2012 seu conteúdo é transmitido através de um programa semanal, aos sábados, na rádio comunitária Transamazônica FM 105,9 no horário das 14h às 16h.
Com o nome de “Rádio Falante”, o programa ganhou voto de louvor da Assembléia Legislativa de Rondônia, foi premiado e conquistou o primeiro lugar do prêmio “Construindo a Nação 2012/2013”, obtendo a pontuação máxima: 100 pontos. O programa é apresentado pelos comunicadores Reinaldo Ramos e Suely Souza.

Nenhum comentário: