quarta-feira, 15 de junho de 2016

Lenha na Fogueira - 15.06.16


Apareceu uma luzinha no fim do túnel em relação a XXXV Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás - Arraial Flor do Maracujá.
********
Hoje a direção da Federação de Grupos Folclóricos de Rondônia – Federon participa de reunião na Casa Civil do governo estadual, para saber as propostas sobre a questão de apoio na montagem da estrutura de iluminação, arquibancadas, camarotes, tendas e sonorização do Arraial.
*******
Só depois dessa reunião, é que a Federon vai poder dizer realmente o dia do inicio do Flor do Maracujá 2016. Segundo o presidente Fernando Rocha independente do apoio ou não do governo estadual o Arraial vai acontecer. “Apenas esperamos a manifestação do governo a respeito da nossa solicitação que já deveria ter sido dada, infelizmente a culpa não é da direção da Sejucel e sim da burocracia que emperra o andamento dos processos”. Assim sendo, continua Fernando, tomamos a decisão de realizar o Flor do Maracujá com ou sem o apoio do governo estadual. “Só que caso esse apoio não saia vamos ter que cobrar ingresso”, finalizou Fernando.
*******
Vale salientar que se a Federon já disse que praticamente não depende do governo estadual pára a realização do Flor do Maracujá o que está pegando então? Acontece e aí sim, pega seriamente na montagem das apresentações, é a falta de posição da prefeitura de Porto Velho que até ontem não havia publicado o Chamamento Público convocando a empresa que vai administrar os recursos que serão repassados aos grupos para a confecção de suas indumentárias e cenários. “A falta desse repasse sim, pode prejudicar a realização do Arraial”.
*******
Arquibancada, camarote e som a gente pode fazer parceria com as empresas que trabalham com esse tipo de equipamento e pronto. Agora sem recurso para comprar o material para a confecção de nossas indumentárias não tem como o grupo dançar.
********
Internamente a direção da Federon já havia tomado a decisão de adiar o inicio do Flor do Maracujá para a primeira quinzena de julho. “De inicio está marcado o dia 14, mas, com a convocação do governo só podemos confirmar a data, após essa reunião de hoje”.
*******
Enquanto o Flor do Maracujá não chega, o jeito é aplaudir as apresentações dos grupos folclóricos no ArraiaLeste que está bombando. A equipe coordenadora do evento está de parabéns pela organização. Os comentários por tudo quanto é barraca de comida típica., é que o AsrraiaLeste já derrubou o Flor de Cacto, tanto na qualidade das apresentações folclóricas como na higiene pois, no campo do JK -I não tem lama como tinha no Campo 1° de Maio onde foi montado o Flor de Cacto.
*******
A quadrilha do Moisés Rocha que está se apresentando pela primeira vez este ano e representa o Conjunto Orgulho do Madeira tá fazendo o maior sucesso. Estreou no Flor de Cacto e levantou a galera no ArraiaLeste. A turma tá com vontade, deve participar das eliminatórias do Flor do Maracujá e será páreo duro.
*******
Quem anda meio calado é o segmento dos Bois Bumbás. Depois do licenciamento do Corre Campo, parece que a turma se acomodou, pois, a concorrência fica mais parelhada. Com o Corre Campo quem quisesse realmente disputar o primeiro lugar, tinha que investir muito, para superar a qualidade do boi da família Castro Alves.
*******
Um grupo que estou sentindo que vem com tudo em busca do título este ano, é o Boi Marronzinho do Estevam. O Bumbá da Vila Tuoio tá com uma equipe de primeira, os ensaios lotam todas as noites. Walci Nonato e sua turma estão botando pra quebrar. La vem o Boi do Estevam derrubando tudo que encontra pela frente.
*******

Vamos para a reunião na Casa Civil. Amanhã com certeza terá novidade sobre o Flor do Maracujá!

Nenhum comentário: