quarta-feira, 8 de junho de 2016

Lenha na Fogueira 09.06.16

A Superintendência de Turismo de Rondônia – Setur realizou na última segunda feira 7, a inauguração da restauração dos jazigos do poeta Vespasiano Ramos e do Major Amarante em solenidade que aconteceu no Cemitério dos Inocentes.

*******

Atitude do superintendente Júlio Olivar é digna de elogios, uma vez que trata-se de duas figuras que contribuíram com o desenvolvimento da região onde fica o município de Porto Velho.

*******
Major Amarante foi o comandante do Posto Telegráfico de Santo Antônio construído por Cândido Mariano Rondon com tinha laços familiares.

*******

Vespasiano Ramos esta de passagem por Porto Velho quando veio a falecer e foi sepultado no Cemitério dos Inocentes, vale salientar que Vespasiano era maranhense reconhecido nacionalmente pelas belas poesias publicadas.

*******
Os Cemitérios antigos, são verdadeiros museus, pois abrigam sem suas tumbas, figuras ilustres. Em cidades como Manaus, Belém, Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Belo Horizonte e tantas outras, os Cemitérios fazem parte do roteiro turísticos.

*******
O Cemitério dos Inocentes foi uma das primeiras obras da prefeitura de Porto Velho assim que o município foi instalado. Quem o mandou construir foi o Major Guapindaia Brejense o primeiro prefeito de Porto Velho, isso pelos idos de 1915.

*******
A maioria dos que contribuiriam com o progresso da capital de Rondônia estão enterrados ali. Vespasiano Ramos e Major Amarante são apenas dois de uma lista enorme. Por isso louvamos a iniciativa do Júlio Olivar em preservar a memória dos nossos pioneiros.

*******
O interessante foi que terça-feira, assistindo ao jornal de um determinado canal de televisão de Porto Velho, achei estranha a jovem jornalista apresentadora dizer, pasmem os senhores, que:

*******

Não sei pra que gastar tanto dinheiro para homenagear que está MORTO. Deveriam era usar esse dinheiro para publicar livros dos nossos poetas que estão vivos”.

*******

Fiquei '‘abestado’' ao ouvir tamanha aberração de uma pessoa que no mínimo deveria ter pesquisado sobre o legado dos dois homenageados. Coisa que, com certeza, ela não se preocupou em fazer. É esse tipo de gente que milita na imprensa local. Fez um cursinho de jornalismo e acha que é a dona da verdade. Tenho certeza que a produção do Jornal ficou doidinha, pois como o programa era ao vivo e a jovem apresentadora achou de comentar a noticia após a exibição da matéria e o que foi pior, mostrando que não conhece nada sobre a história de Rondônia começou a falar besteira.

********

A sorte é que particularmente gosto da jornalista apresentadora, se não, teria enviado um watts detonando tamanha falta de conhecimento da nossa história.

*******
Enquanto isso em Rolim de Moura o ex superintendente da Sejucel Rodnei Paes voltou a assumir sua cadeira na Câmara Municipal e foi logo sentar com o prefeito se colocando a disposição no que for preciso para tirar o município do atoleiro. Dizem que Rodnei é forte candidato a assumir a prefeitura da terra dos senadores.

*******

Em Guajará Mirim as máquinas do DER começaram a patrolar a área do bumbódromo onde serão construídos os barracões dos bois Malhadinho e Flor do Campo. Quem consegui o feito foi o Dr. Neidson o deputado da Pérola do Mamoré

*******

O Festival Folclórico de Guajará conhecido como Duela na Fronteira este ano, segundo sua coordenação só vai acontecer nos dias 7, 8 e 9 de outubro.

*******


A data do FEPOPEM antigamente era o final da segunda semana de agosto. Assim como o Arraial Flor do Maracujá antigamente acontecia no mês de junho e tudo indica que este ano vai ser no mês de julho. Aliás faz tempo que o Flor do Maracujá não acontece no mês de junho.

Nenhum comentário: