quinta-feira, 2 de junho de 2016

Lenha na Fogueira - 03.06.16



Chegou o mês de junho e com ele a esperança dos apreciadores dos folguedos chamados juninos, de que as festas programadas para acontecer, realmente aconteça. Uma delas em nossa cidade de Porto Velho capital do estado de Rondônia é o Arraial Flor do Maracujá que ha muito tempo não acontece no mês de junho.

*******

A luta dos dirigentes das entidades que comandam os grupos folclóricos em Porto Velho é árdua e muitas vezes não encontra o respaldo das autoridades que tem a obrigação de auxiliá-las.

*******

A Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás que acontece desde 1982, de uns anos para cá, vem sofrendo com o descaso, tanto do governo estadual como do municipal. O evento foi criado por Decreto assinado pelo governador Jorge Teixeira de Oliveira aprovado pelos deputados estaduais. Tudo foi muito bem até o ano de 2011 quando o governo deixou de apoiar financeiramente os grupos.

*******

É isso mesmo, desde de 2011 os grupos folclóricos de Porto Velho não recebem um tostão dos cofres do governo estadual o que culminou em 2014, com a interferencia do Ministério Público via procurador Everton Aguiar sugerindo que a então secretaria de cultura Eluane passasse a coordenação da festa para a Federação de Grupos Folclóricos de Rondônia – Federon tirando a responsabilidade o governo de fazer repasse em espécie aos grupos, mas, determinando que a partir de então, o governo patrocinasse a montagem de toda a estrutura do Arraial como palco, som, tendas e iluminação.

********

Em 2015, a prefeitura através da Funcultural apoiou os grupos com recursos para a aquisição e montagem de suas apresentações com valor que superou os 500 Mil Reais. Este ano de 2016, a direção da Funcultural reuniu os dirigentes da Federon e eu estava presente e garantiu que repassaria o mesmo valor, ou seja, 525 Mil Reais para que os grupos se aprontassem para se apresentar no Flor do Maracujá e mais, na reunião, a direção da Federon perguntou se poderia marcar e anunciar na imprensa que o Flor do Maracujá começaria no dia 22 de junho. E os dirigentes da Funcultural disseram que sim. “Podem anunciar que garantimos o repasse em tempo hábil”.

********

Hoje dia 3 de junho, faltando apenas 19 dias para o inicio do Flor do Maracujá caso a data de 22 de junho fosse mantida, a Prefeitura do Dr. Mauiro Nazif e da Funcultural da nova presidente Gelca e dos mesmo integrantes da diretoria que participaram daquela reunião, não sabem informar se vai ou não ter o repasse para os grupos.

*********
A falta de informação, ou melhor, a enrolação a qual são submetidos os folcloristas quando procuram saber sobre o andamento do processo, não está escrita em nenhum gibi. Sempre dizem que o processo está sendo avaliado pelos Procuradores Municipais. Essa análise já dura quase três meses e nada da PGM se manifestar. Pelo menos é isso que os dirigentes da Funcultural dizem.

********

E assim, a Federon fica sem saber informar aos seus filiados, a imprensa e ao publico de modo geral qual a data da abertura da XXXV Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás do Arraial Flor do Maracujá.

********

Se o prefeito Mauro Nazif não tivesse garantido através da Funcultural que repassaria recursos, com certeza a abertura do Flor do Maracujá aconteceria na data marcada pela Federon. Agora não da mais, a Federon vai ter que escolher outra data para realizar nossa maior festa folclórica.

*******

Isso mostra a falta de compromisso para com a cultura popular da nossa cidade, por parte de quem deveria apoia-la ou seja, a FUNCULTURAL de Porto Velho.

Nenhum comentário: