quinta-feira, 2 de junho de 2016

SESC apresente Espetáculo "PITORESCA"


O espetáculo “Pitoresca” sera apresentado na tarde desta sexta feira 03, no Teatro 1 do SESC Esplanada em sessão extra às 15h. A entrada é franca e a classificação indicativa é de 12 anos.
"Pitoresca" traz a história de uma índia velha e grávida que observa a história do Brasil há mais de 400 anos, período no qual ela presenciou a formação das identidades brasileiras. O texto da peça tem como alicerce relatos de cientistas e artistas europeus, a autobiografia de um escravo africano e diários de viagens de aventureiros que passaram pelo Brasil. Neste caleidoscópio de histórias, do período entre os séculos XV XIX, estão visões do alvorecer da globalização e que norteiam às contradições do mundo moderno.
Entre os relatos e diários estão os de personagens como Pero Vaz de Caminha, Langsdorff, John Emmanuel Pohl, Gardo Baquaqua, Gobineau, Francis Castelnau, Hans Staden, Maria Graham, das iconografias e relatos elaborados por artistas e cientistas de expedições, como Rugendas, Taunay, Florence, Debret, Frans Post, Albert Eckhout e dos “Relatórios de Província” que o Governo de Goiás encaminhava ao império.
Com direção de Hélio Fróes, “Pitoresca” é o novo espetáculo da trilogia “Goyaz”, um trabalho de investigação cênica que tem como objetivo investigar de forma crítica e poética a formação do Estado de Goiás. A peça é a terceira obra da trilogia, que conta com “Plural“ (2012) e “Gato Negro“ (2013). “Goyaz” tem como proposta aprofundar as linhas de estudos e de pesquisa estética do grupo.
A Cia. de teatro Nu Escuro, de Goiânia, Goiás, em atividade desde 1996, desenvolve estética própria e tem suas vertentes na investigação da dramaturgia, na música executada ao vivo, pelo próprio elenco, e na poética do teatro de animação. No ano de 2013, a Cia Nu Escuro foi contemplada com o patrocínio Petrobras de manutenção de grupo (2014-2016) com o projeto O Iconógrafo.
Com “O Iconógrafo”, patrocinado pela Petrobras, A Cia. de teatro Nu Escuro realizou oficinas e seminários a fim de aprimorar técnicas e propostas conceituais e estéticas para a montagem de “Pitoresca”. A realização de circulação dos espetáculos “Plural” e ”Gato Negro” sugeriu uma analogia ao tema “os viajantes”. Turnê passou pelos estados de Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Rondônia, Rio Grande do Sul. Contemplado pelo projeto, intitulado ”De Dentro do Centro”, lançaram a revista Expedições Cênicas. Em 2016, a peça “Pitoresca” cumpre turnê com previsão de 40 apresentações pelo Brasil.
Espetáculo
Data: 03 junho
Hora:15h,
Local: Teatro SESC Esplanada
Informações: (69) 98111-5157 – 99287-2992
Entrada franca

Classificação indicativa 12 anos

Nenhum comentário: