quinta-feira, 30 de junho de 2016

Dia nacional do Bumba-Meu-Boi ou Boi Bumbá

Bumba Meu Boi do Maranhão é patrimônio Cultural nacional

O Brasil comemorou no dia ontem 30 de junho, o Dia Nacional do Bumba-Meu-Boi ou Boi Bumbá.
o Bumba-Meu-Boi é uma dança folclórica brasileira que gira em torno de uma lenda que conta a história da morte e ressurreição de um boi. “Catirina dizendo que estava grávida, desejou comer a língua do boi de estimação do patrão (Amo) do seu marido (Nego Chico ou Pai Francisco). Pai Francisco para atender o desejo de Catirina matou o boi” Essa é a versão mais conhecida da existência do Boi Bumbá.
Entre os personagens do espetáculo há o boi, o amo, os vaqueiros, os índios, e na Amazônia sinhazinha da fazenda, cunhã poranga, rainha do folclore, pajé e outros.

Tira Teima substituiu o Tira Prosa é da Zona Leste

Ao espalhar-se pelo país, o bumba meu boi adquire nomes, ritmos, formas de apresentação, indumentárias, personagens, instrumentos, adereços e temas diferentes. Dessa forma, enquantoem Pernambuco é chamado Boi-Calemba ou Bumbá; no MaranhãoRio Grande do Norte,Alagoas e Piauí é chamado bumba meu boi; no Ceará, é boi de reis, boi-surubim e boi-zumbi; naBahia, é boi-janeiro, boi-estrela-do-mar e mulinha-de-ouro; em Minas GeraisRio de Janeiro,Cabo Frio e Macaé é bumba ou folguedo-do-boi; no Espírito Santo é boi de reis; em São Paulo é boi de jacá e dança-do-boi; no ParáRondônia e Amazonas, é boi-bumbá; no Paraná, em Santa Catarina, é boi-de-mourão ou boi-de-mamão; no Rio Grande do Sul é bumba, boizinho, ou boi-mamão.

História

O Marronzinho do Estevam é um dos mais antigos no Flor

O único fato conhecidamente certo sobre a história do surgimento dessa festa é o de um episódio ocorrido no período da dominação holandesa no estado de Pernambuco, mais precisamente em Recife. Esse acontecimento é denominado de episódio do Boi Voador, e que, a partir daí, teria evoluído para uma lenda com uma história mais elaborada tal como é hoje.
Seu primeiro registro ocorre num jornal do Recife, no ano de 1840.

Boi Bumbá em Rondônia
A porta Estandarte Ana apresenta o pavilhão do Corre Campo


O primeiro registro da existência da brincadeira em terras que hoje formam o estado de Rondônia foi publicado no jornal Alto Madeira de junho de 1920, quando uma entidade, publicou nota, convidando a população, inclusive de Porto Velho, a prestigiar a apresentação do Boi Bumbá Sete Estrelas na noite de São João no município matogrosense de Santo Antonio.
Em 1921 a brincadeira chega a Porto Velho com a apresentação do bumbá “Prata Fina”

Flor do Maracujá

A primeira Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás do Estado de Rondônia aconteceu nos dias: 24, 25 e 27 de junho de 1982, na quadra esportiva da Escola Rio Branco. Vale salientar que naquela mostra se apresentaram os seguintes grupos de bois bumbás: Brilhamante, Malhadinho, Caprichoso, Rei do Campo e Boi mirim Tira-Cisma. No final os bois Caprichoso e Malhadinho ficaram empatados em 1º lugar.
Apesar de ser o boi mais antigo de Porto Velho o Corre Campo, já que foi fundado no ano de 1954 na Baixa da União, somente no ano de 1990 passou a se apresentar no Arraial Flor do Maracujá.
Hoje apenas o Boi Corre Campo é mais antigo que a Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás do Arraial Flor do Maracujá. Os demais grupos de bumbás que vão se apresentar na XXXV Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbá – Arraial Flor do Maracujá cuja abertura está marcada para o dia 27 de julho, surgiu na década de 1990 Tira Teima, Az de Ouro e Diamante Negro e Veludinho como boi adulto. Vencedor, Manhoso e Estrela de Fogo surgiram nos chamados anos 2 Mil.
- Aluízio Guedes presidente do Diamante Negro

Em Rondônia também existem os Bois Malhadinho e Flor do Campo que se apresentam no Duelo na Fronteira no município de Guajará Mirim e o Flor do Campo do município de Costa Marques.
Além dos bois adultos, em Porto Velho existe os chamados Bois Mirins Veludinho, Estrelinha, Brilhantinho e Mancha Negra. Em Manaus o nome utilizado para os boi mirins é “Garrote”.
Apesar de só ter começado a se apresentar no Arraial Flor do Maracujá em 1990, o bumbá Corre Campo é o maior vencedor do festival com 16 títulos de campeão.
Salve 30 de junho dia nacional do Bumbá Meu Boi e dia Nacional do BOI BUMBÁ!

Nenhum comentário: